Mais um grupo de saúde de fora chega com força ao Paraná. O Athena Saúde, de São Paulo, anunciou a compra do Hospital São Marcos, de Maringá, por R$ 71,5 milhões. É a segunda aquisição somente em 2021. Em abril, o grupo havia adquirido a Sempre Vida, dona de um plano de saúde e do Hospital Marechal Cândido Rondon, na cidade de mesmo nome.
Com a compra, a Athena fortalece a sua presença nas regiões Noroeste e Oeste do Paraná. A chegada por aqui se deu em 2019, quando a empresa comprou a Multivida (dona do Hospital Bom Samaritano, também de Maringá).
Segundo a Athena Saúde, o Hospital São Marcos tem 103 leitos, sendo 22 de UTI, além de 8 salas cirúrgicas e 10 consultórios. De médio porte, é mais um ativo do Paraná que passa às mãos de grupos de saúde com atuação nacional, algo que se tornou frequente nos últimos três anos. Empresas como Dasa, Rede D’Or e NotreDame Intermédica fizeram compras semelhantes no estado.
A Athena é gerida por um fundo de private equity (investidores que apostam em empresas de médio porte e com bom faturamento) da empresa Pátria. Esse fundo foi criado em 2017 e de lá para cá avançou com agressividade. Hoje, faz a gestão de cinco operadoras, mais de 20 clínicas, sete pronto-atendimentos e nove hospitais em estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Sua carteira engloba mais de 700 mil beneficiários.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast