A produção na fábrica da Audi em São José dos Pinhais será retomada na próxima quinta-feira (29) após quase dois anos e meio parada. A planta na Região Metropolitana de Curitiba vai produzir dois modelos de carros: os novos Q3 e Q3 Sportback.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da coluna Paraná S/A
"Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais com o Audi Q3, referência no segmento e best-seller global da marca", anunciou em maio o CEO e presidente da Audi no Brasil, Daniel Rojas.
O Audi Q3 foi o modelo mais vendido pela montadora no mundo em 2021, com 260 mil unidades comercializadas. O modelo já foi produzido no Paraná entre 2016 e 2018, mas com motor 1.6 e tração simples.
O Q3 que volta a ser produzido em São José dos Pinhais terá motor 2.0 e a inédita tração quattro com transmissão tiptronic de oito velocidades, o que facilita a troca de marchas. Além da carroceria SUV, a fábrica também vai produzir o veículo no novo formato Sportback.
"A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar design contemporâneo com versatilidade dos utilitários compactos", enfatiza Rojas.
Peças da Hungria
A fábrica paranaense fará a montagem dos novo Audi Q3. A multinacional alemã optou por trazer da Hungria via Porto de Paranaguá as peças e outras partes dos carros para serem montadas aqui.
O novo Q3 começou a ser vendido no Brasil no fim de maio importado da mesma fábrica húngara de onde virão as peças para montagem na RMC. Com a retomada da produção, a unidade paranaense passa a fornecer o Q3 ao mercado brasileiro. O carro é vendido com preço a partir de R$ 315.999.
Produção parada desde 2020
A Audi suspendeu a produção em São José dos Pinhais em dezembro de 2020 pela conjectura econômica do Brasil impactada pela pandemia da Covid-19. Na época, a marca produzia o A3 Sedan na unidade, compartilhando a linha de produção com a Volkswagen.
O anuncio da paralisação da planta gerou na época temor de que a Audi deixasse de produzir no Paraná na esteira do anúncio da Mercedes-Benz, que no mesmo período suspendeu a produção de carros de luxo na fábrica de Iracemápolis (SP).
Porém, no fim do ano passado a Audi anunciou não só que iria retomar a linha de montagem em São José dos Pinhais no segundo semestre de 2022, como passaria a produzir na planta os novos Audi Q3.
A fábrica da Audi no Paraná foi fundada em 1999, quando produziu o célebre modelo A3. Em 2006, a multinacional alemã fez a primeira paralisação na linha de montagem na Região Metropolitana de Curitiba. A produção só foi retomada seis anos depois, em 2012, quando produziu o A3 até 2020, ano da última paralisação.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast