Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Indústria

Indústria de autopeças pode se recuperar mais cedo do que as montadoras

Montadora Autopeças
Desempenho fraco das montadoras, causado pelo coronavírus, puxou para baixo a indústria de autopeças (Foto: Volkswagen/Divulgação)

Ouça este conteúdo

A mais grave crise econômica dos últimos 90 anos, causada pela pandemia do coronavírus, afetou o desempenho da indústria automobilística paranaense. Em outubro, o nível de produção acumulado nos últimos 12 meses estava em seu pior nível em mais de três anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) fala em uma volta aos níveis pré-crise em 2025.

O cenário preocupa a indústria de autopeças, já que mais de 60% do faturamento deste ano depende das montadoras, aponta o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Mas, segundo a consultoria internacional KPMG, há grandes possibilidades de uma reação mais rápida do segmento de autopeças.

Um fator, segundo Ricardo Bacellar, sócio-líder de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil, pode beneficiar a indústria de autopeças. Em 2020 uma porcentagem significativa dos veículos comprados nos últimos anos atingiu o momento exato do surgimento da necessidade de consertos, o que pode reanimar o mercado de reposição de autopeças, atualmente responsável por cerca de 17% do faturamento.

Este cenário causa um dilema para as empresas de peças de reposição automotiva: ao mesmo tempo em que precisam se adaptar a uma queda súbita na demanda, também necessitam estar prontas para um aumento na demanda em um ou dois anos, aponta a consultoria.

"O momento é de elevada criticidade. Para superar os desafios, a indústria precisa ter acesso a informações qualificadas que suportem decisões estratégicas de negócios e acompanhem com máxima atenção todas as alterações de percepção de valor de compra dos consumidores. Estes dois elementos serão cruciais para determinar o sucesso ou o fracasso das empresas de autopeças na retomada das operações e dos negócios", afirma Bacellar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.