Com 48 projetos nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, a BairrU, empresa de desenvolvimento imobiliário de Curitiba criada em 2016, projeta a marca de 100 mil famílias atendidas até 2030, partindo das atuais 30 mil famílias já impactadas.
A missão da empresa é lançar bairros planejados para diferentes classes econômicas, a empresa combina desenvolvimento urbano e crédito imobiliário, suprindo lacunas no mercado. Ao longo de seus sete anos de existência, a BairrU diversificou sua atuação também para o público alvo, abrangendo tanto bairros populares quanto áreas voltadas para outros públicos.
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Com uma meta de duplicar o volume de vendas este ano e após bater recordes de crescimento no ano passado, a BairrU está preparada para consolidar ainda mais suas operações no setor, oferecendo uma solução inovadora e inclusiva para o mercado imobiliário brasileiro.
"Não vejo ninguém no Brasil que faça esta mistura. Nosso diferencial é que além de 'fabricar lotes' como desenvolvedores, também compramos lotes através do financiamento das obras de outros parceiros do mercado. Enxergamos uma grande oportunidade onde os bancos não atuam", destaca Fernando Bau, CEO e fundador da BairrU.
A ausência de crédito bancário para o setor de loteamentos é uma realidade no Brasil. Bancos tradicionais focam nas grandes incorporadoras e no financiamento de imóveis prontos, deixando de fora uma parcela considerável da população que opera no mercado informal e que não tem acesso ao crédito. A BairrU identificou esta lacuna e passou a oferecer financiamento tanto para os loteadores quanto para os compradores finais que queiram adquirir terrenos e construir suas casas de forma gradual.
"Mais da metade do mercado do Brasil é de pessoas informais que não têm acesso ao crédito bancário. Nós oferecemos uma solução para que possam comprar terrenos financiados e, conforme conseguem, vão construindo suas casas. A BairrU não é uma empresa clássica de urbanismo e não é uma empresa clássica do mercado financeiro. Nosso diferencial é que estamos em dois negócios, que curam a dor um do outro”, afirma Bau.
Tecnologia como impulsionador do negócio
A BairrU possui também um terceiro braço voltado para a tecnologia, importante motor para o crescimento e inovação da empresa. Entre as soluções criadas está o algoritmo de Inteligência Artificial voltado para a análise de crédito, implementada há cinco anos e que hoje já é responsável por 100% da aprovação de crédito oferecida.
No início, o modelo de análise de crédito envolvia entrevistas e coleta de documentos, especialmente em áreas populares onde muitos clientes trabalhavam no mercado informal. Com o tempo e uma maior gama de dados, a empresa desenvolveu uma IA que automatizou o processo de avaliação de crédito, tornando-o mais preciso e eficiente. Essa inovação permitiu à BairrU vender mais de 100 lotes por mês, mostrando como a tecnologia pode transformar práticas tradicionais e abrir novas oportunidades de crescimento
“As vendas da BairrU atualmente são todas realizadas através de aplicativo, integrando tecnologia ao cotidiano dos clientes. A empresa começou trazendo profissionais de fora do mercado imobiliário para ter novas ideias, sendo a maioria deles dedicados à tecnologia e ao backoffice, resultando em uma equipe diversificada e inovadora. O foco da empresa está na inteligência e no desenvolvimento de novos negócios e projetos, como gestão de carteira durante o financiamento e modelo de gamificação, no qual clientes que pagam em dia recebem benefícios no final do ano”, conta Fernando Bau.
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