A Belagrícola, com sede em Londrina, no Norte do Paraná, passou a executar um novo modelo de negócio, desenhado durante os últimos três anos, visando à expansão. O foco está em franquias no segmento de varejo.
A partir de agora, a empresa que nasceu na pequena cidade de Bela Vista do Paraíso (a cerca de 42 quilômetros de Londrina), há 38 anos, passa a ser uma franqueadora, prospectando novas operações, a princípio, nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, além de fechar as regiões onde ainda não está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Segundo Alberto Araújo, presidente da Belagrícola, até o fim de 2025 a expectativa é contar com entre 20 e 25 franqueados, capazes de agregar uma receita adicional total entre R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão por ano. Em 2023, a receita líquida da companhia alcançou R$ 7,6 bilhões, dividia entre varejo de insumos, segmento em que conta com 52 lojas próprias, e negócios com grãos, com destaque para operações de barter (troca de insumos por colheitas futuras).
Para chegar ao novo modelo de negócio, inédito no varejo agropecuário, a Belagrícola contou com assessorias jurídica e de empresas especializadas em franquias.
A estratégia da empresa, segundo o gerente executivo de Novos Canais, Walter Luis Rossi, é transmitir para o mercado a confiança que o pequeno e médio produtor precisa, posicionando a Belagrícola como uma marca forte que está lançando um novo formato que possibilitará atender de forma ainda mais completa as necessidades do agricultor.
“Dentro do agronegócio, no segmento varejo, o modelo de franquias que propomos é bastante inovador. Nos últimos anos, nos estruturamos internamente e desenvolvemos estudos de mercado bastante completos. Estamos prontos para levar nossa marca, serviços e processos para as regiões onde a Belagrícola é pouco conhecida, unindo nosso know how com o dos profissionais e empresários que já atuam nessas localidades”, informa Rossi.
O modelo de franquia da Belagrícola contempla dois segmentos: o franqueado Agro Belagrícola e o franqueado Empresa Belagrícola. No primeiro caso, são profissionais qualificados que representarão a Belagrícola em uma determinada região, atendendo diretamente ao agricultor com produtos e serviços, apoiados na cultura e estratégia da empresa.
No caso do franqueado Empresa Belagrícola, são novas lojas a ostentarem toda a comunicação visual, o padrão de atendimento e de produtos e serviços oferecidos pela empresa – em algumas regiões, novos produtos serão inseridos na carteira para atender a demandas específicas.
Herculândia tem a primeira franquia
A primeira franquia do grupo, no modelo franqueado Empresa Belagrícola, foi inaugurada dia 15 de maio, em Herculândia (SP), na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 501. Na cidade, de cerca de 9 mil habitantes, a parceria é com a NutriGutti - Solução em Nutrição, que passa a ostentar a marca Belagrícola. A Nutrigutti faz parte do Grupo Amendogutti, importante cerealista e exportadora de Amendoim da Região.
Mais dois franqueados estão em processo de entrada na operação, nas cidades de São Jorge do Ivaí (PR) e Barretos (SP) – essa última com duas lojas.
Hoje, a Belagrícola conta com 55 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast