O Grupo Boticário, uma das três maiores marcas de beleza do Brasil, com 20% de participação no mercado nacional, quer ser líder absoluto no setor até 2030. Para isso, neste ano em que comemora 45 anos de fundação e 40 anos da instalação da primeira fábrica (em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba-RMC), anuncia investimento de R$ 200 milhões.
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“Estamos mirando na liderança, acreditamos que isso será consequência do nosso trabalho, que vem crescendo a passos largos em market share”, diz Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
Os R$ 200 milhões terão como destino a ampliação das capacidades logística e fabril. A produção deve crescer em 25% nos próximos três anos, com a carga anual sendo acrescida de 40 milhões de novas peças. Em 2021, a produção foi de 160 milhões de peças. O grupo já mantém um Centro de Distribuição em Campina Grande do Sul (também RMC), que em junho inaugura sua terceira ampliação.
“O investimento vai resultar na contratação de mais 250 funcionários na fábrica e outros 250 no centro logístico. Ou seja, nos próximos dois anos, geraremos 500 novos empregos”, destaca Sampaio. Hoje, o grupo todo emprega 12 mil pessoas. Além disso, outras 18 mil atuam nas 3.700 lojas franqueadas no Brasil, totalizando 30 mil pessoas em todo o país.
Polo da beleza reúne 835 empresas e gera 3 mil empregos
Ao mesmo tempo em que anuncia novos investimentos, O Boticário consolida o polo da beleza da região metropolitana de Curitiba. O polo é formado por um conjunto de 835 empresas, que atuam com o fornecimento de matérias primas e a prestação de serviços para o Grupo Boticário.
“Compramos R$ 1 bilhão por ano dessas empresas”, informa Sampaio, acrescentando que juntas elas geram 2 mil empregos diretos e mais 1 mil indiretos. Segundo o grupo, o propósito da consolidação do polo é engajar parceiros industriais, gerando crescimento compartilhado na região.
Marca foi pioneira em franquias e hoje está em todos os canais
O Boticário foi a primeira empresa brasileira a atuar no modelo de franquia. “Somos a franquia mais querida do Brasil”, diz o diretor Sergio Sampaio, com base em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Hoje, o grupo atua em todos os canais de venda. Até 2010, as vendas eram apenas em lojas próprias, mas a partir daí começou a expansão, com vendas diretas por meio de catálogo, ecommerce e lojas multimarcas. “O consumidor está cada vez mais digital e quer cada vez mais praticidade”, pontua o diretor.
“Somos a marca mais presenteável no Brasil”, enfatiza o diretor, citando dados próprios da área de mercado do grupo. Segundo ele, os kits são a principal escolha para presentes em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras. São produzidos 25 milhões de kits anualmente.
Além do Brasil, o Boticário está em nove países: Portugal, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Moçambique, Angola, Arábia Saudita, Japão e Estados Unidos. São cerca de 101 lojas internacionais exclusivas, 180 pontos de venda, venda por catálogo em Portugal e loja online em Portugal e Colômbia.
Pandemia teve reflexo nas vendas: para o bem e para o mal
A pandemia, que mexeu com toda a economia e com todas as empresas, também trouxe consequências para o Boticário. Algumas boas, outras ruins, como conta o diretor do grupo. “Os itens destinados ao autocuidado, como sabonetes, xampus e hidratantes cresceram em vendas, já a maquiagem caiu por conta do home office e do uso da máscara. Perfumes permaneceram estáveis”, diz Sampaio.
Ele lembra que a produção nunca parou e nenhum colaborador foi desligado. “Ao contrário, em 2021 abrimos 700 novas vagas somando a fábrica, a área administrativa e de TI”, conta.
Sampaio informa também que 200 novos produtos foram lançados desde o ano passado e lembra que o grupo produziu e doou R$ 15 milhões em álcool em gel. “Passamos por esse momento bastante desafiador, respondendo prontamente aos novos desafios que trouxeram grandes mudanças”, diz.
O diretor atribui o bom resultado à adaptação da empresa e também ao fato de as pessoas terem sido impedidas de fazer viagens internacionais no período. “Com isso, passaram a olhar mais e a experimentar os nossos produtos”, comemora.
O grupo é referência também em sustentabilidade, com iniciativas como selo verde, gestão hídrica e programa de logística reversa. “A sustentabilidade está no nosso DNA desde o início e continua até hoje”, ressalta Sampaio. Segundo ele, com as iniciativas foi possível reduzir em 45% a emissão de gases, em 60% o consumo de energia e ainda viabilizar a reutilização da água em 25% nas plantas industriais.
Tudo começou com uma pequena farmácia
O Grupo Boticário nasceu em Curitiba, em 1977, como uma pequena farmácia de manipulação no centro da cidade, aberta pelo bioquímico recém-formado Miguel Krigsner, hoje presidente do conselho de administração do grupo. Em 1982, a primeira fábrica foi inaugurada em São José dos Pinhais, que cresceu ao longo das décadas e concentra até hoje a maior produção do grupo.
O polo industrial de São José dos Pinhais reúne quatro unidades fabris: perfumaria, cuidados (hidratação e xampu) maquiagem e estojos (kits).
A produção do Boticário é abastecida pelas duas fábricas do grupo, mantidas em São José dos Pinhais e em Camaçari (na Bahia). As duas fábricas produzem para todas as marcas do grupo. São cinco: Boticário, Eudora, Quem disse Berenice, Australian Gold e Vult.
Na segunda-feira, (18), o Grupo Boticário realiza um evento em comemoração aos 40 anos da instalação da primeira fábrica e à instalação do polo da beleza. Será às 14 horas, na própria fábrica, em São José dos Pinhais.
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