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A Branco Motores, empresa paranaense de desenvolvimento de soluções para o agronegócio, jardinagem e construção civil leve, vem registrando resultados recordes. Em 2023, mesmo com uma uma demanda reduzida e o mercado em deflação, cresceu 10%. Para 2024, o objetivo inicial era chegar a um crescimento de 15%, porém a empresa encerrou o primeiro trimestre de 2024 com avanço superior a 30% quando comparado com o ano anterior.
O bom desempenho da companhia paranaense, com sede na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, acontece em todas as regiões do país e pelo 7º ano consecutivo. O resultado é reflexo de um turnaround, uma reestruturação capitaneada, a partir de 2017, pelo CEO, Juliano Silva, depois da aquisição da empresa pela Briggs & Stratton – maior produtora de pequenos motores do mundo. A união das empresas aconteceu em 2012, e, desde então, enfrentava o desafio de conciliar o natural choque de culturas após processo de aquisição.
“Quando cheguei, a empresa enfrentava um mercado supercompetitivo em meio a uma crise interna de identidade muito forte. Eles tentaram aplicar aqui a mesma receita da matriz, o que não aconteceu como planejado. Então, o primeiro passo ao chegar, além de visitar o mercado e clientes, ouvir as pessoas e entender o negócio local, foi conquistar o reconhecimento por parte da matriz de que algo mais intenso teria que ser feito para mudar e para dar certo”, lembra Silva.
Em sete anos de gestão, o executivo comemora a perspectiva de fechar 2024 quase quintuplicando o tamanho da empresa desde que assumiu o cargo. “No ano passado, todos os meses foram os melhores da história da Branco. Neste ano, continuamos nos superando da mesma forma, ao aumentar a eficiência, a cobertura de mercado, o portfólio de produtos, o número de clientes e o share em cada um dos mais de sete mil clientes, que cada vez compram mais”, conta.