Ouça este conteúdo
A Buysoft, empresa de tecnologia fundada em 2010 em Maringá, no Noroeste do Paraná, projeta ultrapassar a marca de R$ 100 milhões em faturamento neste ano e mira em investimentos para além do território nacional. Já considerada como uma multinacional e referência em tecnologia e inteligência para empresas crescerem mais rápido e de forma segura na América Latina, a companhia também possui sede na Colômbia e, neste trimestre, irá concretizar a expansão para o México.
A companhia começou como um portal de vendas online de software. Hoje, ela transforma empresas por meio da tecnologia, reestruturando negócios, otimizando processos e reduzindo custos operacionais, permitindo que seus clientes foquem no essencial. Com o apoio do banco, já atendeu mais de 30 mil empresas e possui mais de 5 mil clientes ativos. Em 2020, 2021 e 2022, foi reconhecida pelo Financial Times como uma das empresas que mais crescem nas Américas.
“Investimos em áreas extremamente estratégicas e importantes para nós. A nossa meta é estar em oito países até 2030, incluindo Chile, Peru, Bolívia e Argentina”, afirma o CEO da Buysoft, Clemilson Correia.
Para essa expansão dos escritórios na América Latina, a empresa precisou reestruturar seu time, com a criação da equipe SDR, que está focada no desenvolvimento de novos negócios, e a Enterprise, para atender contas de empresas maiores e suas peculiaridades, ampliando assim ainda mais o leque de atuação da Buysoft, fortalecendo sua atuação em grandes corporações.
Outra vertente de negócios que será lançada ainda neste ano, de acordo com o empresário, é o Marketplace da Buysoft, um portal focado em vender soluções de produtividade Microsoft, completamente conectado com os sistemas da Microsoft nos Estados Unidos. “Vimos que existe uma demanda crescente de pequenos desenvolvedores para expandirem suas operações. Por isso, estamos dando acesso a essas tecnologias de forma segura e em português para os clientes do Brasil. Em breve, vamos facilitar este serviço a outras empresas da América Latina também”, explica Correia.
Esses movimentos já vêm mostrando resultados na Buysoft: no primeiro semestre de 2024, a empresa cravou 45% a mais em rentabilidade, comparado ao mesmo período de 2023. Há times dedicados em mais de 14 cidades no Brasil e na Colômbia, com atendimento a clientes em mais de 800 cidades.
Parceria da Buysoft com o Itaú
O banco Itaú é parceiro da empresa desde o início. Já no primeiro ano de atuação, em 2011, a Buysoft alcançou o primeiro milhão em faturamento. Após dez anos de trajetória, a empresa multiplicou em 50 vezes o seu faturamento. Durante a pandemia, segundo o CEO da empresa, o apoio do banco também fez toda a diferença. Muitos de seus clientes pediram para postergar pagamentos, o que impactou no fluxo de caixa da empresa. Com o suporte do Itaú Empresas e proximidade com o time especializado, conseguiram elaborar e colocar em prática um plano que beneficiou todas as partes, inclusive sem a cobrança de juros por atraso de pagamento. “Após esse período, a Buysoft foi a primeira fornecedora a receber dos clientes, algo que contribuiu muito para manter a nossa carteira ativa, sem perda de faturamento”, complementa Correia.
Segundo o empresário, o Itaú está presente em mais de 80% da operação da Buysoft. "Ano após ano, estamos crescendo continuamente e, para financiar esse crescimento, é necessário contar com parceiros de confiança, que entendam nosso momento e indiquem as ferramentas adequadas. Existem múltiplos produtos no mercado, e eu digo com muita convicção que tive uma pós-graduação em finanças com o Itaú. Conheci e fiz uso de muitas soluções e produtos à nossa disposição para impulsionar a empresa, conhecimentos que faculdade nenhuma consegue nos ensinar”, prossegue.
Essa parceria, inclusive, culminou com a participação da Buysoft na campanha de reposicionamento de marca do Itaú Empresas, unidade de negócio voltada ao atendimento e assessoria para pequenas e médias empresas. Nos filmes, que também contam com o ex-jogador Ronaldo Nazário, Correia e outros empreendedores dão luz a histórias de sucesso de clientes que contaram com o banco como parceiro em seu crescimento.
No filme da campanha, o time da Buysoft é surpreendido no escritório ao perceber que Ronaldo está sentado em uma das mesas, participando de uma videochamada com o CEO da empresa. Após a surpresa, ambos compartilham as principais dificuldades que enfrentaram em seus negócios. Correia conta como a parceria com seu gerente, Pedro Branco Junior, foi essencial para conseguir crescer – mostrando como a relação de proximidade e o entendimento do negócio foram fatores decisivos na evolução desde o marco zero da empresa.
“Quando iniciamos este projeto, nós tínhamos uma certeza: iríamos jogar luz para os nossos clientes. O mundo de um empreendedor é desafiador e solitário, precisávamos criar identificação imediata. Nossos clientes são diversos, de vários ramos, possuem negócios em diferentes estágios de maturidade e estão em diversos locais do nosso país; eles eram as melhores pessoas para contar cada um dos pilares da nossa nova proposta de valor”, afirma Aline Bozzi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “O Clemilson tem uma longa jornada com o Itaú Empresas, desde o início até a expansão do negócio, mas ele reforça um elemento comum durante estes anos: o lado humano. No Itaú Empresas, nós valorizamos o atendimento e aconselhamento feito por um time super capacitado”.
“As necessidades das PMEs mudaram muito nos últimos anos. Cada vez mais, elas precisam, além dos serviços e produtos financeiros, com excelência nas necessidades bancárias diárias, de assessoria estratégica que as apoie nos momentos decisivos. Assim, reestruturamos nosso negócio, saindo de um olhar voltado a transação e produto para um modelo consultivo, integrado e próximo. Focamos nas principais dores do empreendedor brasileiro, buscando atuar como um parceiro para resolver seus problemas e ajudá-los a prosperar. A solidão é um tema muito presente na vida do empreendedor e entendemos que poderíamos ter um papel importante para apoiá-los nas próprias jornadas”, afirma André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú Unibanco.