O aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma parceria com a Build Your Dreams (BYD), fabricnate chinesa de veículos elétricos, começou a operação do ônibus elétrico modelo D9W para transporte de passageiros. Os testes, serão realizados por dois meses junto a CCR Aeroportos, que administra o terminal aéreo.
O veículo é utilizado para embarque e desembarque de passageiros e traz um impacto muito positivo na diminuição de emissão de poluentes, pois diariamente, circulam pelo aeroporto de Curitiba 14 mil pessoas.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Júnior, este projeto representa mais um passo na missão que a CCR possui de utilizar energias renováveis em seus empreendimentos. “Essa parceria da CCR com a BYD, permite utilizar um transporte limpo, que usa energia renovável e não emite poluentes, para o translado de passageiros entre sala de embarque e aeronave, tendo um grande impacto positivo, visto que circulam pelo aeroporto diariamente milhares de pessoas. Além disso, isso fortalece o compromisso da CCR em utilizar energias renováveis em suas operações, reduzindo a emissão de poluentes”, explica o gerente do aeroporto.
O D9W é totalmente silencioso, zero emissão de gases, e com capacidade para transportar 80 pessoas. A autonomia é de 250 km, o que permite que ele rode o dia todo sem necessidade de recarregar a bateria. O veículo tem conceito Low Entry, ou seja, não existem degraus para o embarque e desembarque dos passageiros, o que garante maior acessibilidade.
O diretor de vendas de ônibus da BYD, Bruno Paiva, reafirma o compromisso da empresa com a descarbonização especialmente em áreas de grande circulação de pessoas como nos aeroportos. “Os ônibus elétricos da BYD proporcionam conforto, silêncio interno e bem-estar aos passageiros e vantagens para o meio ambiente", afirma Paiva.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast