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Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Comércio

Calçados lideram varejo no PR: os setores que mais venderam e os que tiveram queda

(Foto: Marco Andre Lima/Gazeta do Povo/Arquivo)

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As vendas no varejo do Paraná tiveram alta de 1,66% no acumulado de janeiro a julho em relação ao mesmo período de 2021. O segmento de calçados foi o que mais teve crescimento de vendas nesses sete meses [ver lista abaixo].

Entre as regiões do estado, Curitiba/ Região Metropolitana teve o melhor resultado no acumulado, com crescimento de 4,16%. Em seguida veio Maringá com 4,03%, Ponta Grossa com 1,25% e a Região Oeste com 0,75%. A regiões Sudoeste e de Londrina tiveram as maiores perdas no período, com -3,52% e -3,16%, respectivamente.

Julho, último mês com as vendas medidas pela Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), também teve alta. As vendas foram 3,92% acima de junho. Na comparação com julho de 2021, porém, a receita foi menor: queda de 1,35%.

Segmentos que mais cresceram no acumulado de janeiro e julho no PR

  • 1º - Calçados: 23,95%
  • 2º - Óticas/cine/foto/som: 23,76%
  • 3º - Livraria/papelaria: 22,12%
  • 4º - Combustíveis: 18,59%
  • 5º - Vestuário e tecidos: 8,45%
  • 6º - Autopeças: 7,20%
  • 7º - Supermercados: 1,41%
  • 8º - Concessionárias de veículos: 1,40%

Segmentos com queda nas vendas no acumulado de janeiro e julho no PR

  • 1º - Materiais de construção: - 9,26%
  • 2º - Móveis/decoração/utilidades domésticas: - 4,26%
  • 3º - Lojas de departamento: - 3,37%
  • 4º - Farmácias: - 0,40%

Curitiba e RMC

Em Curitiba, apenas dois segmentos tiveram quedas de vendas no acumulado de janeiro a julho entre os 12 setores avaliados: materiais de construção e Móveis/decoração/utilidades domésticas. No geral, a capital e cidades vizinhas tiveram alta de 4,16% nas vendas do varejo no período.

Segmentos que mais cresceram no acumulado de janeiro e julho em Curitiba/RMC

  • 1º - Livraria e papelaria: 36,35%
  • 2º - Combustíveis: 18,25%
  • 3º - Calçados: 11,87%
  • 4º - Óticas/cine/foto/som: 11,63%
  • 5º - Autopeças: 10,99%
  • 6º - Vestuário/tecidos: 10,48%
  • 7º - Lojas de departamento: 9,39%
  • 8º - Farmácias: 3,25%
  • 9º - Concessionárias de veículos: 2,19%
  • 10º - Supermercados: 1,19%

Segmentos com queda nas vendas no acumulado de janeiro e julho em Curitiba/RMC

  • 1º - Materiais de construção: - 13,10%
  • 2º - Móveis/decoração/utilidades domésticas: - 3,45

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