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6º ano seguido

Caminhão da Volvo fabricado em Curitiba é o mais vendido do Brasil em 2024

Volvo FH 540
Volvo FH 540 é bastante usado pelo setor do agronegócio. (Foto: Divulgação/Volvo)

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O Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido no Brasil pela sexta vez consecutiva, fechando 2024 com 7.765 emplacamentos, de acordo com dados da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de todas as marcas do país. O veículo é fabricado na linha industrial da marca na Cidade Industrial de Curitiba.

Entre os caminhões pesados, o segundo veículo mais vendido do país também é um Volvo FH, do modelo 460, que teve 4.956 unidades licenciadas em 2024.

“Nosso modelo se destaca pela avançada tecnologia, que resulta em mais segurança, economia e produtividade aos transportadores dos mais diversos segmentos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “É um veículo extremamente robusto, com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo aos transportadores retorno financeiro em todo o ciclo de operação do veículo na frota”, assegura o diretor.

Com mais de 200 mil unidades entregues desde seu lançamento no Brasil, o Volvo FH apresenta novidades disruptivas. A linha 2025, por exemplo, aprimorou recursos de Inteligência Artificial. O I-See, tecnologia capaz de prever as subidas e descidas da estrada, agora reconhece antecipadamente também curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.

Outra inovação é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa IA para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. As informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança para o motorista ao alertar sobre situações de risco que poderiam passar desapercebidas.

O FH 540, na versão 6x4, é o modelo mais procurado pelo agronegócio brasileiro, principalmente para o transporte de grãos, em operações de longa distância, ligando o campo aos terminais portuários e às indústrias. Já o FH 460, na versão 6x2, tem larga aplicação nos segmentos de cargas industrializadas, operações logísticas, cargas fracionadas, transporte de veículos, entre outros.

“É um caminhão com versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro”, celebra Cavalcanti.

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