Nova loja agropecuária da Capal está sendo construída em Arapoti.| Foto: Divulgação/Capal
Ouça este conteúdo

A Capal Cooperativa Agroindustrial deu início à construção de uma nova Loja Agropecuária na cidade onde está localizada sua matriz, em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná. As obras começaram no final de dezembro de 2024 e têm prazo de execução de aproximadamente nove meses, com conclusão prevista para o início de outubro de 2025.

CARREGANDO :)

O espaço foi projetado para oferecer aos cooperados e clientes uma estrutura moderna e eficiente, capaz de atender às necessidades do setor agropecuário. Com este novo espaço a Loja Agropecuária de Arapoti poderá oferecer novas marcas e aprimorar a exposição de produtos.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Publicidade

O empreendimento contará com uma área total de 3.702,90 metros quadrados, dividida entre loja e apoio (1.410,48 metros quadrados), estoque geral (722,63 metros quadrados), estoque ração (461,44 metros quadrados), exposição externa (1.002,24 metros quadrados), além de uma área de cobertura.

De acordo com o engenheiro civil da Capal, Henrique Miyamoto Mathias, a obra está sendo executada com o auxílio da tecnologia BIM (Building Information Modeling), uma ferramenta avançada de modelagem digital. “O BIM permite a criação de uma representação virtual do edifício, onde é possível identificar, com antecedência, potenciais riscos e conflitos entre os projetos arquitetônicos e complementares, como os de estrutura e instalações. Isso nos ajuda a evitar interferências durante a obra e a otimizar o cronograma de execução”, explica.

Além da modernização no processo de construção, a Capal incorporou soluções alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança). Entre as iniciativas sustentáveis adotadas, destacam-se a instalação de placas solares para geração de energia limpa, o uso de um sistema de refrigeração central do tipo VRF, que proporciona maior eficiência energética, e a reutilização de água pluvial, armazenada em cisternas. “Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e com a eficiência em todas as etapas da obra”, conclui o engenheiro.

A ampliação do mix produtos também é um ponto positivo da nova loja, conforme aponta o coordenador José Fernando Michalowski. “A nova Loja Agropecuária oferecerá categorias de produtos agropecuários que ainda não temos atualmente. Será um espaço totalmente moderno, para uma excelente experiência na forma de comprar”, enfatiza.