• Carregando...
Cattalini Terminais Marítimos
Cattalini Terminais Marítimos fica no Porto de Paranaguá.| Foto: Divulgação/Cattalini

A Cattalini Terminais Marítimos e a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) firmaram uma parceria que vai gerar benefícios ambientais e sociais ao litoral do Paraná, mais especificamente à Antonina.

A Cattalini, terminal privado de granéis líquidos, instalado no Porto de Paranaguá, vai compensar o equivalente a 75% das emissões com a operação dos seus negócios, ao adotar oito hectares de áreas de Mata Atlântica, localizadas em uma das três Reservas Naturais de propriedade da SPVS, no litoral norte do estado. Serão mais de mil toneladas de carbono geradas pelas operações do terminal que serão compensadas pela adoção dessa área.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

A partir de março de 2023, a Cattalini passa a aportar recursos para ações de manejo e manutenção em prol da conservação da área, localizada na Reserva das Águas, em Antonina, pelo período de cinco anos, a fim de evitar a perda dos estoques de carbono presentes nesses ambientes.

Todos os anos, a existência das Reservas da SPVS garante à Antonina e Guaraqueçaba o montante de cerca de R$ 10 milhões por ano. Só Antonina, fica com cerca de R$ 8 milhões todos os anos. O ICMS Ecológico é garantido à Antonina e Guaraqueçaba porque parte das três Reservas Naturais da SPVS foram transformadas em RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), uma das categorias de unidades de conservação reconhecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC.

Para o diretor-executivo da SPVS, Clóvis Borges, o apoio da Cattalini à SPVS permite a compensação de parte das emissões da corporação, ao mesmo tempo em que viabiliza a provisão de um conjunto amplo de serviços ecossistêmicos que colaboram com a proteção do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da população de todo o município de Antonina. “É um orgulho para a SPVS participar desta parceria. Esperamos que exemplos como este sejam incrementados nos próximos anos, além de poderem ser seguidos por outras corporações, no sentido de avançar em suas gestões ambientais, incorporando a conservação da natureza em seus negócios”, disse o diretor.

Para o diretor-presidente da Cattalini Terminais Marítimos, José Paulo Fernandes, a parceria é digna de celebração. “Agradecemos à SPVS por estar conosco nesse processo de promover a participação da Cattalini em ações sustentáveis. Entre 2016 e 2017, criamos o nosso Comitê de Sustentabilidade com a plena consciência de que podemos desenvolver o nosso negócio de forma sustentável. Hoje, temos uma estrutura de ASG (Ambiental, Social e Governança) que cuida de 25 programas nestas áreas e essa parceria com a SPVS é mais uma deles”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]