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Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Tendência

Invescon aposta nos malls como investimento imobiliário em Curitiba

Express Mall Salgado Filho, no bairro Uberaba. (Foto: Divulgação)

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Os centros comerciais - também chamados de mall - estão ganhando força em Curitiba e Região Metropolitana. Um exemplo é o Express Mall Salgado Filho. Inaugurado em março desse ano, o centro comercial ocupa uma esquina de 6 mil metros no bairro Uberaba. Com 19 lojas, o mall está com 84% de ocupação.

O empreendimento pertence à Invescon, empresa que administra R$ 330 milhões de ativos imobiliários e que atua há 11 anos no ramo de investimentos imobiliários. Além do centro comercial no Uberaba, a empresa administra mais cinco empreendimentos desse porte na capital: dois no bairro Champagnat, um na Cidade Industrial de Curitiba, no Ecoville e no Bacacheri. Outros três estão em construção: na Avenida Leopoldo Jacomel em Pinhais, Região Metropolitana, na Avenida João Bettega, no Portão, e no bairro Alto da XV.

Diretor comercial e sócio da Invescon, Thiago Spezia afirma que o Express Mall Salgado Filho vem superando as metas desde que foi inaugurado. "Tínhamos meta de inaugurar com uma ocupação de 50%, após o primeiro ano chegar a 75% e no segundo ano estar acima de 90%. Mas com seis meses já estamos com 84% e a procura pelas lojas continua alta”, conta.

Comodidades ao consumidor

Entre as comodidades ao consumidor que alavancam a instalação de mais malls em Curitiba estão a proximidade de casa, rapidez para se fazer compras, variedade de lojas e o planejamento para atender a demanda de cada região.

“Planejar previamente o mix, com atividades chaves como mercado express, saúde, alimentação, serviços e varejo, nos ajuda na orientação a prospecção das franquias e grandes marcas”, completa. No Express Mall Salgado Filho operam marcas como Cacau Show, Empório Weber, de alimentos, Zoffi Express supermercado online, a ótica Max Vision e a Essência Kids, de artigos infantis.

Ele cita o caso da abertura da academia da rede Smart Fit no centro comercial, que antes mesmo antes de iniciar as atividades já atrai uma cadeia de negócios relacionados ao estilo de vida dos frequentadores.

“Considerando que a expectativa de alunos para essa unidade da Smart Fit é de mais de duas mil matrículas, e a maioria frequenta ao menos duas vezes na semana, sabemos que a operação impactará positivamente o fluxo do mall”, afirma.

Tendências de mais centros comerciais

Na ponta do lápis, a locação de uma loja em um centro comercial é mais vantajosa. Isso porque o custo de instalação tende a ser inferior ao de uma loja de rua por dispensar investimentos em reformas.

Especialmente em empreendimentos do porte do Express Mall Salgado Filho, o rateio de custos como segurança, limpeza e manutenção é mais atraente mesmo com o custo condominial ao aluguel. Os lojistas também se tornam parceiros multiplicadores de vendas em um endereço de grande giro econômico, com alta densidade demográfica e concentração de indústria e comércio.

Na opinião de Spezia, o modelo é uma forte tendência. Não só pelos custos menores, mas pelas vantagens operacionais comparadas ao modelo de comércio de rua.

“Alem disso, os malls estão provando ser mais seguros que os imóveis de ruas. A segurança é feita através de monitoramento digital e segurança presencial, além do movimento do público constante que também ajuda a tornar o próprio entorno mais seguro. Até hoje não temos registros de ocorrências graves” afirma Spezia.

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