A Coamo fechou 2023 como líder no ranking de exportadores dos portos de Antonina e Paranaguá. A cooperativa embarcou 3,65 milhões de toneladas de produtos agrícolas, o que corresponde 14,29% das exportações dos terminais, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
Além de Paranaguá e Antonina, a Coamo também exportou pelos portos de Santos (SP), São Francisco do Sul e Imbituba (SC) e Rio Grande (RS). No total, foram 4,76 milhões de toneladas exportadas, com R$ 10,7 bilhões de faturamento, o que equivale a 35% das receitas globais da cooperativa.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“A Coamo investe no desenvolvimento do mercado externo desde o final da década de 1970, com a percepção de que o potencial de crescimento da produção era grande e que acessar novos mercados seria essencial para escoar com rentabilidade aquilo que os cooperados decidissem comercializar”, explica o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari.
Galinari complementa dizendo que, em 2023, 53% da produção comercializada foi destinada ao mercado externo, sendo o porto de Paranaguá o principal caminho dessas exportações.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast