Ouça este conteúdo
A cooperativa de energia Cogecom acaba de atingir 1.850 unidades geradoras focadas nos pequenos consumidores de energia do mercado. A cooperativa atingiu nesse primeiro semestre um crescimento de 52% e segue com a sua previsão de cumprir até o final do ano crescimento de 100%.
O ano começou com 230 MW de potência injetada no mercado. Em 2023, a marca atingiu 236 milhões de kWh, sendo 123 milhões de KWh apenas no segundo semestre. O acumulado da empresa desde a sua fundação, em 2017, é de quase 850 milhões de KWh.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A cooperativa também ultrapassou em sua carteira nesse ano pouco mais de 90 mil unidades consumidoras. A proposta é terminar o ano dobrando esse número. Todo crescimento projetado está localizado tanto na contratação de suas fontes de entrada, como na sua participação de mercado. Atualmente, a Cogecom está presente em oito estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
Para o gerente de aquisição de energia, Jean Rafael Fontes, a Cogecom pode acumular crescimento de 600% desde 2022. Para ele há uma demanda de estrutura no país para que a energia possa crescer em percentuais ainda maiores do que vemos hoje no mercado. “O crescimento da geração distribuída e compartilhada nos últimos anos no Brasil é algo sem precedentes no mundo”, comenta.
Fontes acrescenta que para 2024 a Cogecom deve ter mais de 250 MW de potência injetável no mercado, o que vai representar algo em torno de 480 MW de potência instalada.