A cooperativa de energia compartilhada Cogecom acaba de divulgar os seus números de fechamento de 2023. No primeiro semestre a cooperativa teve um crescimento de mais de 100% da sua energia total comercializada sobre o ano anterior, marca alcançada também no segundo semestre. Foram 109% distribuídos em cada um desses períodos, o que totaliza algo próxima de 220% de expansão neste final de 2023.
Em 2023 a marca atingiu 236 milhões de kWh, sendo 123 milhões de KWh apenas no segundo semestre. O acumulado da empresa desde a sua fundação em 2017 é de quase 850 milhões de KWh. Outro dado importante é que a cooperativa fecha o ano com mais de 60 mil unidades consumidoras em sua carteira.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Para o CEO da Cogecom, Roberto Corrêa, o mercado de energia compartilhada representa, hoje, uma solução única para os consumidores de baixa tensão. “Nossa marca coopera e distribui energia para os chamados clientes convencionais, de baixa tensão, que ainda não tem acesso aos mercados abertos. Esse crescimento exponencial se justifica por dois motivos diretos: o preço da energia aumentando e os projetos de geração em crescimento no país”, comenta.
Todo crescimento projetado está localizado tanto na contratação de suas fontes de entrada, como na sua participação de mercado. Atualmente, a Cogecom está presente em oito estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
Corrêa acrescenta que para 2024 a Cogecom deve ter mais de 200 MW de potência injetável no mercado, o que vai representar algo em torno de 850 MW de potência instalada. Os números alcançados no primeiro semestre desse ano são essenciais para a marca atingir a meta de 800% de crescimento para os próximos cinco anos, estabelecidos no início de 2022 quando completou cinco anos da sua fundação.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast