Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Masterbatches

Colorfix amplia presença nacional no setor de transformação do plástico

Colorfix
Colorfix foi fundada em 1990 em Colombro. (Foto: Divulgação/Colorfix)

Ouça este conteúdo

Uma das empresas referência na transformação do plástico no Brasil, a Colorfix Masterbatches completa, em 2025, 35 anos de trajetória. A paranaense, com sede na cidade de Colombo (RMC), foi a primeira companhia do estado a desbravar este mercado, que até então era desconhecido ou pouco explorado. Desde então, a empresa cresceu e, com filiais em São Paulo e Pernambuco, a Colorfix conquistou presença nacional e internacional.

Hoje, a produção anual da empresa é de aproximadamente 3 mil toneladas de masterbatches especializados (compostos plásticos), sendo que a companhia desfruta de um portfólio com cerca de 90 mil cores e aditivos, que promovem a melhoria tanto de produtos quanto de processos dos clientes.

Alguns desses produtos, como a linha Marble e a marca Revora, já fazem parte do acervo da prestigiada Biblioteca de Inovação Material Connexion, localizada em Nova York (EUA), que conta com mais de 10 mil perfis de materiais, cuidadosamente selecionados para trazer as mais inovadoras tendências e tecnologias do mundo.

"É um orgulho vermos o reconhecimento dos nossos produtos dentro e fora do país. Nos dedicamos constantemente, de geração em geração, sempre com muito respeito aos clientes, às leis, à integridade e aos padrões dos projetos desenvolvidos", destaca o diretor superintendente da Colorfix, Francielo Fardo.

De acordo com o executivo, a empresa segue os modernos modelos de gestão aplicados no mercado, com organização e foco na sustentabilidade. "Entramos no trigésimo quinto ano de atuação com entusiasmo e certos de que temos muito a desenvolver pela frente, contribuindo com a sociedade como um todo", afirma Francielo, destacando ainda que: "hoje, a companhia é moderna, com uma equipe que pensa e age de forma coerente, seja nas soluções a serem apresentadas, seja na forma de trabalhar em conjunto".

A Colorfix foi fundada em 1990, ainda como Marcopolo Móveis e Pigmentos Plásticos, por Ambrósio e Justina Fardo. Hoje, a administração é feita pelos três filhos, Francielo, Judi e Manoel Fardo. Além da matriz instalada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a Colorfix possui duas filiais que atuam em distintos mercados potenciais do Brasil: uma em São Caetano do Sul (SP) e outra no Distrito Industrial de Recife (PE). Juntas, essas unidades empregam cerca de 250 colaboradores diretamente e outras dezenas de forma indireta.

Ações de sustentabilidade

Desde 2010, a Colorfix investe em um pacote de ações sustentáveis, pois, embora o plástico seja um material reciclável, a negligência em seu descarte faz com que muitas pessoas o considerem um vilão para a natureza. "Portanto, educar e orientar sobre o consumo consciente, o descarte correto e também mostrar a importância do plástico para a sociedade são nossas principais abordagens sobre o tema", pontua o empresário.

Há quatro anos, a Colorfix participa do Selo Clima Paraná (iniciativa que reconhece as boas práticas ESG desenvolvidas pelas organizações paranaenses). Na edição recente de 2024, a Colorfix foi destacada com o Selo na Categoria A, a mais alta classificação do prêmio, que reconhece empresas e entidades que, de forma voluntária, declaram suas emissões (IGEE) e se destacam por suas práticas alinhadas à preservação de recursos naturais e aos princípios ESG.

"Esse reconhecimento é reflexo do nosso esforço contínuo para aprimorar produtos, processos e metas, gerando resultados mais expressivos para a sustentabilidade. Essa trajetória demonstra nosso compromisso com a medição, divulgação e redução da pegada de carbono, além de validar a contribuição concreta da organização no combate às mudanças climáticas", avalia o diretor superintendente.

Entre as ações que a empresa desenvolve, destacam-se: a manutenção de todas as certidões negativas nas áreas ambiental, trabalhista e tributária; o uso de energia de fontes renováveis provenientes do mercado livre, com a aquisição de I-RECs de energia eólica; a implementação de indicadores ambientais internos, como o reaproveitamento de efluentes; o desenvolvimento de produtos sustentáveis, como a linha Revora; o apoio a ações socioambientais, como o plantio de árvores nativas e os projetos Revora Educa e Tampinhas Solidárias. Além disso, a companhia mantém em dia suas certificações relevantes, como as ISO 14001, ISO 9001, o Selo ODS 2023, as Certificações de Excelência ESG e ISCC.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.