Ouça este conteúdo
Com o aquecimento da construção civil e a recente estabilização de preços no setor, a empresa curitibana de locação de equipamentos para obras Versátil decidiu voltar a fabricar andaimes e escoras. A produção foi retomada em outubro e o objetivo é aumentar o estoque destes equipamentos em 400 toneladas até o primeiro semestre de 2022.
De acordo com a empresa, a taxa de ocupação do andaime convencional e da escora metálica está em aproximadamente 90% desde a metade do ano, o que já sinaliza a falta dos equipamentos no mercado.
A alta demanda não é à toa: apesar de 2020 ter sido um ano difícil para diversos setores, a construção civil não parou durante a pandemia devido à expectativa de alta na venda de imóveis. Com isso, manteve-se aquecida, liderando a geração de postos de trabalho com carteira assinada no país em 2020 e vendo seu PIB crescer em 2021. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 2,1% em relação ao trimestre anterior. No segundo, foi de 2,7%.
A retomada da produção faz parte de um plano maior de investimentos que a Versátil vem fazendo desde o início de 2021. Até agora, a empresa já investiu na automatização da revisão e da pintura dos produtos para acelerar a manutenção e permitir maior rotatividade, e aumentou em 30% o quadro de funcionários para acelerar a logística.