Empreendedores pretendem expandir ainda mais a rede, em 2019, alcançando 160 postos somente no Paraná.| Foto: divulgação.

Uma startup mineira conseguiu quadruplicar o número de seus clientes no Paraná oferecendo aplicativos de gestão e programa de fidelidade personalizados para postos de combustível. A estratégia da empresa ClubPetro é vender, principalmente a postos bandeira branca, tecnologia para competir com programas tradicionais como Km de Vantagem, Resgate Fácil e Premmia - projetos de fidelização das grandes redes revendedoras.

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Começando a operar em 2017 no Paraná, o ClubPetro conseguiu bater, no ano passado, a meta de 80 postos credenciados em seu aplicativo, somente nesse estado. Até o final de 2019 a ideia é chegar a 160 revendedores, uma fatia de mercado que corresponde a pouco mais de 12% do total de operações da mineira, em todo território nacional.

Além do programa de fidelidade, a plataforma também oferece -  mediante pagamento de mensalidade - métodos de gestão do negócio, pós-venda e marketing.

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“Nós focamos muito em postos do interior, justamente porque o nosso projeto é personalizado, possibilitando que os donos de postos decidam com quais empresas querem estabelecer parcerias de troca no programa de fidelidade”, explica o diretor de operações da ClubPetro, Breno Pires.

“Isso atrai novos usuários porque as grandes distribuidoras oferecem programas que, longe das maiores cidades, não são muito acessíveis ao consumidor, como casas de shows ou brindes em grandes lojas. O ClubPetro tem essa abrangência porque possibilita uma parceria com lojas de todos os portes, inclusive o pequeno comerciante local”, completa.

Ferramenta de gestão

Outro importante ponto que ajuda a explicar a inserção da startup em um mercado altamente competitivo - disputado com unhas e dentes por fintechs - passa pela promessa de aumento de 20% nas vendas do postos, logo nos três primeiros meses de uso do app.  A fórmula, garante o diretor de operações, está baseada na profissionalização da gestão desses postos.

“Entendemos que um programa de fidelização faz com que o ticket médio dos consumidores daquele posto suba 70%. No Paraná, temos clientes que fizeram o crescimento desse consumo chegar até quase 150%”, comenta Pires.

“Com o aplicativo de gerenciamento, conseguimos filtrar dados como o rendimento de cada frentista, quem são os melhores clientes, quantos deixaram de consumir no período e quando cabe uma campanha para conquistar um novo público, além de instituir uma imagem profissional aos bandeira branca, tão boa quanto de um bandeirado”, pontua.

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A empresa estima que hoje possui mais de 3 milhões de clientes em todo o país, sendo atendidos através de redes como o Graal (SP), Grupo Aldo (MS), Rede Caxuxa (MG), Rede Veraneio (MG), Grupo Pichilau (Nordeste), Postos Cacique (Nordeste) e Rede Charão (RS). Somente em seu estado natal, o ClubPetro conta com 220 postos credenciados.