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O varejo paranaense chega à reta final de 2022 com alta acumulada, até outubro, de 4,15%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Os setores com melhores desempenhos até o momento são combustíveis (28,6%), livrarias e papelarias (23,86%), calçados (23,23%), óticas, cine-foto-som (21,14%) e vestuário e tecidos (11,55%). Por outro lado, registram perdas no faturamento no acumulado de janeiro a outubro as lojas de materiais de construção (-9,13%), móveis, decorações e utilidades domésticas (-6,56%), lojas de departamentos (-3,2%) e farmácias (-1,5%).
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Na variação mensal (outubro/2022 comparado a setembro/2022), as vendas do comércio paranaense foram 1,54%, com destaque para lojas de departamentos (14,15%), calçados (9,98%) e vestuário e tecidos (7,35%), motivadas principalmente pelo Dia das Crianças.
Em relação a outubro de 2021, as vendas foram 6,79% superiores, sobretudo nos ramos de combustíveis (35,54%) e livrarias e papelarias (17,7%).
Os dados regionais mostram que o maior volume de vendas no acumulado do ano foi registrado em Curitiba e Região Metropolitana, com elevação de 7,59%, seguido por Maringá (5,71%), Região Oeste (2,87%) e Ponta Grossa (0,8%). Tiveram redução nas vendas as regiões de Londrina (-2,09%) e Sudoeste (-0,14%).