As chamadas soft skills estão cada vez mais em alta| Foto: Unsplash
Ouça este conteúdo

Em mundo cada vez mais dinâmico e desafiador, as organizações se veem diante da necessidade de encontrar profissionais que possuam não apenas habilidades técnicas, mas também competências comportamentais para superar os desafios do ambiente de trabalho contemporâneo.

CARREGANDO :)

Divulgado no ano passado após a análise e escuta ativa de 1.200 profissionais, um estudo revelou as dez soft skills (habilidades comportamentais) mais valorizadas no cenário atual: autogestão; pensamento analítico; colaboração; lidar com a diversidade; inteligência emocional; resolução de problemas; antifragilidade; criatividade; comunicação e escuta ativa e aprendizagem ativa.

“Essas habilidades são essenciais para lidar com as incertezas e desafios que o ambiente de trabalho atual apresenta, garantindo o sucesso individual e organizacional”, esclarece Charmoniks Heuer, Vice-Presidente da ABRH-PR.

Publicidade
Charmoniks Heuer: "Essas habilidades são essenciais para lidar com as incertezas e desafios que o ambiente de trabalho atual apresenta”| Foto: ABRH-PR

O desafio na formação de líderes

O desafio, porém, não reside apenas em encontrar profissionais com as competências desejadas, mas também em desenvolver uma cultura organizacional que valorize e promova desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. Heuer destaca a importância crucial dos líderes nesse contexto. São eles os responsáveis por orientar, motivar e inspirar suas equipes na busca por melhores resultados.

“É fundamental investir no desenvolvimento dessas habilidades e na formação de líderes capazes de promover um ambiente de trabalho positivo e inspirador. Através disso, podemos garantir o sucesso tanto individual quanto coletivo dentro da organização”, complementa.

Para mais dicas de gestão e informações sobre o mundo de Recursos Humanos, acesse: https://abrh-pr.org.br/.

Publicidade