O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Paraná em outubro teve a maior queda do ano na comparação de um mês para outro. A redução foi de 5,6 pontos em relação a setembro, fechando o mês em 56,8 pontos.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
Os dois meses anteriores haviam registrado aumentos consecutivos no índice medido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Mesmo com a redução, o ICEI de outubro ainda mantém a confiança do industrial paranaense como otimista, dentro do conceito da pesquisa. Porém, o índice está no limiar, já que o ânimo do setor é considerado otimista quando fica acima dos 50 pontos na escala que vai até 100.
Em nota da Fiep, o economista Marcelo Alves afirma que a diminuição da confiança pode estar associada a uma expectativa menor dos empresários para os próximos seis meses. A pesquisa faz também esse levantamento, que aponta que o índice de expectativas recuou de 63,8 pontos em setembro para 57,6 pontos agora em outubro.
“Ao permanecer acima dos 50 pontos, o indicador continua demonstrando expectativas positivas para os próximos seis meses, mas se mostra bem mais moderado do que o registrado na pesquisa anterior”, avalia Alves.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast