| Foto: ALBARI ROSA/Gazeta do Povo/Arquivo
Ouça este conteúdo

A confiança dos comerciantes no Paraná atingiu em agosto o maior patamar até aqui em 2022. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) fechou em 126,1 pontos, o maior para o mês de agosto na série histórica. O indicador é quase 5% maior do que agosto de 2021 e 1,9% maior em relação a julho desse ano.

CARREGANDO :)

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

O Icec paranaense ficou acima da média nacional, que também subiu em agosto, fechando em 124 pontos. O índice é aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR).

Publicidade

O destaque da confiança foi no comércio de médio e grande porte, que têm mais de 50 funcionários. Nesse segmento, o índice de confiança subiu 6,6%, indo de 127,1 pontos em julho para 135,5 pontos em agosto.

Entre as empresas de menor porte o crescimento do Icec foi de 1,9%, saindo de 123,7 pontos em julho para 126 pontos em agosto.

O comércio do Paraná teve crescimento nos três fatores que formam o Icec. Todos fecharam agosto acima dos 100 pontos, o que aponta um cenário favorável. O subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) subiu 5,2% fechando em 112,2 pontos; as Expectativas do Empresário do Comércio (Ieec) aumentaram 0,3% com 149,8 pontos, e o quesito Investimentos do Empresário do Comércio (Iiec) cresceu 1% com 116,1 pontos.