Ouça este conteúdo
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense cresceu pelo segundo mês consecutivo. O indicador, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), atingiu 112,1 pontos em novembro, com elevação mensal de 4,6%. O cenário nacional registrou alta de 1,4% e chegou a 113,5 pontos.
A proximidade do Natal e das festas de fim de ano anima os comerciantes, visto que essa é a melhor época de vendas para o varejo, tanto que o fator Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) ampliou 6,1% em novembro na comparação com outubro.
O quesito Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) também subiu 3,6%, sobretudo a projeção de contratação de funcionários, com alta de 5,5%, visando preparar as empresas para o fluxo extra de vendas durante o fim do ano.
A avaliação que os empresários paranaenses fazem das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) aumentou 3,2%.
As micro e pequenas empresas são as mais confiantes, com elevação do ICEC em 4,6% em novembro. Entre os médios e grandes estabelecimentos comerciais o indicador cresceu 1,6%.