Oito cooperados da Cooperativa Frisia receberam a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment ou Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, em português), estando aptos a produzir milho waxy de forma sustentável.
Os cooperados receberam a certificação em Tibagi, em maio, em um evento realizado pela cooperativa. Na ocasião, foram entregues troféus em reconhecimento ao compromisso com a produção sustentável de milho.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A analista da Frísia, Priscila Azevedo, explica que um cliente da cooperativa exigiu a certificação dos cooperados para todo o milho fornecido à empresa. “Ela usa o milho waxy para a produção de outros produtos, como emulsificante, por exemplo, ingrediente usado na fabricação de xampu, pasta de dente ou mesmo alimentação infantil”, conta.
Para a obtenção do certificado, eles passaram por um checklist completo. Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com colaboradores e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros.
A cooperativa, pelo Programa Fazenda Sustentável Frísia, realiza um diagnóstico inicial, um plano de ação e mentorias para implementar as melhorias propostas. A certificação é dividida nos níveis Bronze, Prata e Ouro. Dos oito cooperados, dois deles conquistaram o nível Prata e o restante, Bronze.
“Pelo Fazenda Sustentável, é feita uma auditoria para criar um diagnóstico com o intuito de conhecer o potencial do cooperado para a certificação. Ele faz as mudanças necessárias na propriedade para, assim, subir de nível”, destaca a analista.
O Fazenda Sustentável Frísia oferece serviços para melhorar a gestão das propriedades rurais, incentivando boas práticas ambientais e trabalhistas. A equipe orienta os cooperados na adaptação de suas propriedades para obter selos e certificações de sustentabilidade, aumentando a competitividade no mercado.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast