Ouça este conteúdo
A Coopertradição (Cooperativa Agropecuária Tradição), com matriz em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, iniciou a construção de uma indústria de farelo e óleo de soja com investimento que chega a R$ 700 milhões na primeira fase. Serão gerados 400 empregos diretos e indiretos.
O empreendimento conta com o apoio do governo do Paraná e uma das ações é do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que participa com R$ 34 milhões de financiamento, com recursos das linhas Prodecoop e PCA.
A área total da nova indústria será de aproximadamente 600 mil metros quadrados, com capacidade produtiva prevista em 2 mil toneladas por dia, que pode chegar a 3,2 mil toneladas com a expansão do projeto. A capacidade estática de armazenamento é projetada em 190 mil toneladas de soja em dois armazéns, além de 60 mil toneladas de farelo.
A indústria também contará com tecnologia 4.0, inteligência artificial, processos 100% automatizados, além de diversas iniciativas de sustentabilidade, como fonte de energia renovável.
“Temos como visão em nosso planejamento estratégico ser referência em gestão cooperativa e em sustentabilidade. Por isso, temos algumas iniciativas particulares para o empreendimento, como o reuso de água, a política de resíduo zero, em que todo material que entrar no complexo se transformará em produto e subproduto”, disse a diretora de Governança da Coopertradição, Mareli Linck Neitzke.