A CredPago, empresa paranaense de fiança de aluguel, investiu em uma tecnologia para a validação de novos contratos no fim de 2023 e já detectou mais de 50 tentativas de fraude. A estimativa da empresa é evitar mais de R$ 7 milhões em gastos com fraudes com o uso da ferramenta em 2024.
A tecnologia funciona como uma etapa adicional de verificação de identidade que comprova se quem está em contato com a imobiliária para locação do imóvel é de fato quem diz ser.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A verificação de titularidade é realizada em parceria com a Unico, startup de biometria facial, utilizando tecnologias de inteligência artificial para comparar selfies com documentos fotografados e anexados no processo de contratação da garantia locatícia.
"A comparação é realizada em segundos. O sistema confronta as faces dos consumidores com as armazenadas em uma base de milhões de CPFs. Uma base bastante robusta, compartilhada com empresas de outros setores, como o financeiro", explica o diretor comercial da CredPago, Gerson Oliveira Filho. "Além de verificar a titularidade dos documentos, a tecnologia também sinaliza se o CPF apresentado foi utilizado em outras operações fraudulentas."
A biometria é utilizada na etapa final da jornada de contratação da fiança locatícia, após a análise de crédito e renda. O cliente recebe um link por e-mail e WhatsApp para acessar o sistema e fazer a biometria.
"Em todo o país, no último ano, foram firmados mais de 16 milhões de contratos de aluguel. Desses, 87% são feitos sem um processo formal e estão expostos a algum risco. Como empresa líder na garantia de aluguel no Brasil, queremos contribuir para a rápida adoção desse tipo de tecnologia, que torna o nosso mercado mais seguro e menos vulnerável a fraudadores", afirma Filho.
De acordo com a CredPago, mais de 5 mil imobiliárias já estão utilizando a ferramenta que, até o fim do primeiro trimestre de 2024, deve cobrir a toda a base de contratos da empresa.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast