Foto: Albari Rosa /Gazeta do Povo| Foto:

A compra da casa própria pode não ser o primeiro sonho de consumo do brasileiro, mas é um dos principais. Na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brasil 2016) 46,3% dos brasileiros entre 18 e 64 anos tinham como segunda meta a casa própria. Em Curitiba, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) divulgou dados que demonstram o crescimento de 11,2% na compra de apartamento novos na cidade em 2018 em relação ao ano anterior. Foram pouco mais de quatro mil unidades comercializadas na capital, com uma retomada na venda de apartamentos ainda na planta.

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O cliente que compra apartamento nessa condição tem algumas vantagens sobre os demais compradores: em média 20% de valorização do imóvel até a entrega das chaves, possibilidade de escolher as unidades em andar mais alto, com melhor incidência de sol (faces norte e oeste) ou poder escolher a melhor planta ou, ainda, aqueles que são garden ou cobertura. O risco da compra de um imóvel na planta é baixo devido às leis de proteção, como a Lei nº 10.931/2014, que trata da incorporação imobiliária e do patrimônio de afetação (que separa os recebíveis e a contabilidade da empresa e do empreendimento, portanto, com gestão financeira independente) e, também, sobre a solidez das empresas no mercado.

O mercado de compra de imóvel, desta vez via consórcio, também demostra aquecimento. A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário aponta que em fevereiro de 2019 houve crescimento de 15% no volume de créditos comercializados, em comparação com o mesmo período de 2018. Em 2018, o Paraná apontou um crescimento de 21% na aquisição de consórcios imobiliários.

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Esse aquecimento na demanda também se reflete na expansão da Ademilar pelo Paraná e Brasil. A sede da empresa é em Curitiba, onde há 19 pontos de vendas. Ao todo são 65 unidades nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Em 2018, 12 novas unidades foram abertas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A Ademilar está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. O investimento da empresa para atender essa demanda não se faz apenas por novos pontos de venda, a empresa disponibiliza um aplicativo aos consultores para que possam fechar negócio via ambiente digital. A formalização da venda é feita digitalmente, inclusive com a assinatura do contrato.

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