A marca Unium, dos Campos Gerais, reúne um portfólio de projetos em que as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal atuam em parceria. Com mais de 5 mil cooperados, a marca pioneira no conceito de intercooperação no país fechou 2021 com mais de R$ 4 bilhões de faturamento.
No segmento de lácteos, as cooperativas da Unium tiveram receita de R$ 2,8 bilhões em 2021 - um crescimento de aproximadamente 18% em relação a 2020. Todas as unidades de leite da marca contam agora com a certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification) versão 5.1.
Na área do trigo, que opera com a marca Herança Holandesa, mais de 145 mil toneladas de foram processadas e o faturamento passou dos R$ 280 milhões, o que representa um crescimento de 33% sobre o último ano. Na Alegra, indústria de carne suína da Unium, o faturamento passou de R$ 1 bilhão - 20% a mais que no ano anterior.
Queijaria da Unium a caminho
No final do ano passado, a Unium anunciou aporte de R$ 460 milhões para instalar uma queijaria na cidade de Ponta Grossa (PR). O projeto, que deve ficar pronto em 30 meses, prevê a produção de 96 toneladas de produtos e subprodutos por dia. A ideia é aproveitar o crescimento da produção de leite dos cooperados, transformando a matéria-prima em produto de maior valor agregado.
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