Danielle Blaskievicz, especial para a Gazeta do Povo
A Ouro Fino não inventou a roda, mas atua em um segmento ainda mais importante e concorrido que o da mobilidade: o de água. A empresa de 120 anos localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma das principais engarrafadoras e distribuidoras de água mineral natural do Brasil. Sua estrutura física inclui a Estância Hidromineral Ouro Fino, uma unidade de preservação ambiental com mais de 6 milhões de m² que garante a sustentabilidade do aquífero a longo prazo e que preserva a vegetação de Mata Atlântica.
Em tempos de aquecimento global e ameaças ambientais diversas ao planeta, é possível afirmar que se trata de um patrimônio natural de valor inestimável e que com frequência impulsiona os concorrentes a fazer atrativas ofertas para a empresa. Marcelo Marques, CEO da Empresa de Águas Ouro Fino, conta que ele mesmo já teve a função de apresentar esse tipo de proposta de negócio quando atuava em uma multinacional.
“Há muitos anos eu monitorava a qualidade da água da Ouro Fino, que sempre foi o sonho de consumo de diversos players do mercado”, relata o executivo que assumiu a função na empresa paranaense em 2016.
Certificação
Com pH alcalino, a água mineral Ouro Fino apresenta um dos menores teores de sódio entre os produtos disponíveis no mercado. Em meados do século passado era prescrita como remédio graças às suas propriedades terapêuticas. Em 2012, foi a primeira água mineral do Brasil a receber a certificação de qualidade NSF (National Sanitation Fundation), que aprova o grau de excelência da água e define que a marca está apta para exportar para todo o mundo.
Marques conta que passou a compreender o real valor da marca depois que começou a entender o mercado paranaense e perceber que os grandes concorrentes ficavam pequenos no cenário local. No caso da Ouro Fino, destaca, associada à marca está a origem e a qualidade do que é oferecido. “O produto local é muito valorizado no Sul do país, principalmente quando está alinhado a outros valores”, comenta.
Sustentabilidade
Para o CEO, a qualidade da água é importante, mas o grande diferencial está no trabalho de sustentabilidade iniciado há mais de 80 anos pela fundadora da empresa Dedé Mocellin, matriarca da família. “Era uma mulher à frente do seu tempo. Há 80 anos ela já enxergava que a sustentabilidade era o foco principal do negócio”, analisa, ressaltando que a preservação ambiental é um dos pilares da empresa.
Outro patrimônio da empresa é a equipe de colaboradores. De acordo com Marques, a Ouro Fino registrou um crescimento de 40% nos últimos dois anos investindo quase que exclusivamente no capital humano. “Foi uma época em que o cenário econômico era instável e o ambiente no mercado altamente competitivo. Ainda assim, a empresa registrou um grande crescimento”.
O operador de máquinas Valter Luiz Macheski é um desses exemplos. Funcionário da Ouro Fino há 30 anos, ele conta que seu pai e seis dos sete irmãos trabalharam na empresa e acompanharam sua evolução no mercado. Para o gerente industrial Ademir José da Silva, que entrou em 1992, outro diferencial é o investimento e a valorização da região em que está localizada em Campo Largo. “Sempre foi uma empresa inovadora e que hoje faz parte da vida do Paraná”, ressalta.
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