Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que Curitiba é a segunda melhor cidade do Brasil para se empreender e abrir novos negócios. A capital paranaense fica atrás apenas de São Paulo, segundo o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0) divulgado neste mês.
O estudo engloba 106 variáveis agrupadas em 39 indicadores. Cinco fatores são levados em conta no estudo do Sebrae, nos quais Curitiba se destacou em todos: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e competitividade.
O estudo do Sebrae aponta que apenas 20% dos municípios brasileiros têm índice alto ou muito alto de desenvolvimento econômico. Entre as 15 primeiras cidades, estão outras duasdo Paraná: Maringá, na 11ª colocação, e Londrina, na 14ª, ambas no Norte do estado.
Essa é a segunda vez em 2022 que Curitiba é indicada como uma das melhores cidades para se empreender. Em março, a cidade ficou em terceiro lugar no índice de Cidades Empreendedoras 2022, pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com apio da Endeavor.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast