Curitiba entrou pela primeira vez no ranking de destinos favoritos para viagens e eventos corporativos na América Latina em 2019, elaborado pela empresa global de gestão de viagens Carlson Wagonlit Travel (CWT). Além da capital paranaense, que ficou na 9.ª posição, duas outras cidades brasileiras foram listadas no relatório Meetings & Events Future Trends 2019, que contém previsões sobre reuniões e eventos corporativos para cidades da América Latina no próximo ano. Brasil e Colômbia são os países com o maior número de cidades listadas.
São Paulo conquistou a liderança do ranking pela terceira vez seguida. Além de ser a maior cidade da América, também tem um PIB maior que de muitos países da região.
“A qualidade dos espaços de eventos e a capacidade da cidade são fatores importantes, assim como a logística de voo tanto para os nacionais como internacionais. Além de ser uma cidade com inúmeras atrações fixas e de temporada”, diz Gustavo Elbaum, Diretor da CWT Meetings & Events para América Latina.
O Rio de Janeiro conquistou o 4.º lugar no ranking e foi considerado pelo Diretor da CWT Meetings & Events para América Latina um dos grandes favoritos. “Pessoalmente, eu escolheria como principal destino o Rio de Janeiro, que é uma cidade desafiadora e que atravessa uma transformação política e econômica que deve se normalizar em breve. É uma ótima cidade para visitar e sediar eventos”, afirma.
A estreia de Curitiba na lista coloca a cidade como aposta para o mercado reuniões e eventos, já que oferece uma boas opções de hotéis, espaços para eventos, transporte e opções também para a noite. No último ano, a cidade também teve um expressivo aumento de eventos de empresas operados na região.
“Curitiba está crescendo muito, e a oferta e qualidade de espaço de eventos corporativos aumentou. No ano passado, o PIB de Curitiba cresceu 2,5%, após três anos de retração. A previsão para este ano é que cresça 2,9%, o que deve atrair negócios e, consequentemente, eventos corporativos”, afirma.
O diretor destaca que Curitiba é a 5.ª maior cidade do Brasil e está vivendo um momento de ascensão, porém, ainda são necessários investimentos em espaços que possam suportar grandes eventos. “Para sediar congressos nacionais e internacionais, além de grandes feiras, a cidade precisa melhorar os espaços para receber mais esses eventos”, finaliza.
De acordo com a Prefeitura, o turismo de negócios da capital paranaense atrai todos os anos mais de 200 eventos e 350 mil visitantes para a cidade. Em 2017, Curitiba foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades brasileiras que também aparecem no ranking do CWT.
Nona colocada no ano passado, a capital argentina Buenos Aires ficou fora da lista de 2019, mesmo tendo todos os requisitos para entrar. Segundo Elbaum, a rica história, cultura, música e a diversificada gastronomia a qualificam como grande candidata para voltar ao ranking no próximo ano.
Critérios
A pesquisa leva em conta os conhecimentos especializados no setor de viagens, dados do portfólio global dos clientes da CWT e a previsão de preços de viagem, que engloba valor de passagem e hotéis, demanda e oferta de voos, hospedagem e transporte terrestre nas cidades, além de opções de lazer.
Confira o ranking completo de 2019:
Confira o ranking de 2018: