*Colaborou Ana Clara Braga.
Acontece em Curitiba, entre os dias 26 e 28 agosto, o 3º Congresso Pacto pelo Brasil, um evento organizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB), em prol da ética nas relações entre os setores público e privado. No ano passado, mais de 2,3 mil participaram do evento que discute práticas de combate a corrupção.
A edição deste ano acontecerá no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na Avenida Comendador Franco, e contará com 24 apresentações em painéis e workshops sobre gestão pública, integridade e inovação. A entrada é gratuita.
Entre os destaques da programação estão discussões relacionadas a qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência, controle social e compliance (cumprimento de normas e legislação).
"A ideia é que os cidadãos e as organizações públicas e privadas desenvolvam ações de cidadania, com o propósito de se transformarem em exemplos de áreas livres de corrupção", explica o presidente do OSB, Ney Ribas.
Entre os palestrantes estão João Paulo Pacífico, executivo do Grupo Gaia, Reynaldo Goto, da indústria alimentícia BRF, o desembargador do Tribunal Regional Federal, João Pedro Gebran Neto e Bruno Brandão, membro da ONG Transparência Internacional.
Além dos blocos de discussão, membros de prefeituras e poder público poderão participar de um intercâmbio internacional com outros agentes do mesmo setor, para trocar ideias e propostas de aprimoramento de gestão. Esta atividade é um parceria entre a agência do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (CIFAL) e o Programa de Cidades da Organização das Nações Unidas (ONU).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast