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Curitiba terá um novo shopping em 2023. Com 100 operações, sendo 80 lojas, em uma área de 33 mil metros quadrados no bairro Pinheirinho, a previsão é de que o Macopa Eco Mall seja inaugurado ainda no primeiro semestre do ano que vem.
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O shopping será de frente para a Linha Verde, por onde será o acesso principal, nas proximidades do Hospital do Idoso, e terá 435 vagas de estacionamento. O empreendimento será voltado para as classes C e D de toda a região Sul de Curitiba.
"Fizemos estudos de mercado e arquitetônico que nos mostraram que o imóvel que já era da família tem potencial comercial para um empreendimento do porte de um shopping pela densidade populacional da região e pelo fluxo da Linha Verde", aponta o diretor administrativo do Macopa, Rodrigo Ens.
Custo operacional menor
O empreendimento será no conceito open mall - ou seja, a céu aberto, modelo popular nos Estados Unidos que vem ganhando força no Brasil. Nesse modelo, o Macopa terá menos custos nas operações dos lojistas e comodidades para o cliente, com a possibilidade de estacionar no carro de frente para as lojas.
Sem consumo de energia elétrica com escada rolante, ar condicionado e nas áreas comuns, aponta Ens, a expectativa é de que o aluguel das lojas seja até 50% menor do que em shoppings convencionais.
Além disso, o grupo investidor aposta no conceito ecológico. Toda a energia consumida no empreendimento será produzida por placas solares, o que vai praticamente zerar a conta de luz em comum do empreendimento.
Lojas confirmadas
A maioria dos espaços, 35 lojas no total, terá 40 metros quadrados, cujo aluguel será de R$ 4,4 mil por mês. Nessas lojas satélites, explica Ens, a meta é atrair comércios como pet shops, salões e varejo em geral. Já os espaço menores serão para serviços, como chaveiro, costureira, e outros mais.
"Como teremos custo reduzido de operação, a meta é fazer com que aquele comerciante que sair da loja de rua entre no nosso empreendimento, com toda a estrutura que um shopping proporciona", enfatiza o diretor.
Já entre as lojas âncoras, um espaço de 1,6 mil metros quadrados está sendo negociado para a instalação de um supermercado no modelo express ou gourmet.
Outra loja âncora que já está acertada é a rede de academias Envolve. O grupo é de Brasília, está expandindo para outros estados e vai ter no Paraná a entrada na Região Sul.
Outro marca já confirmada entre as âncoras é a Ciello Móveis, que já tinha uma loja no espaço antes mesmo de a família Ens decidir instalar o shopping.
A praça de alimentação vai ter 15 operações. Uma já confirmada é a rede de fast food Giraffas. O espaço terá ainda dois contratos de buffet e uma sanduícheria. O shopping também negocia com a rede Habib's.
Ritmo das obras
O Macopa Eco Mall já está 70% pronto. O investimento é de R$ 20 milhões na construção. Valor que foi reduzido em aproximadamente R$ 15 milhões porque o novo centro comercial vai aproveitar a maior parte da estrutura da antiga fábrica da Macopa (Madeira e Compensados Paraná).
A indústria de 1955 produziu no endereço onde vai ser o novo shopping de 1984 a 2020. Há quatro anos, a família Ens, dona da marca, decidiu fechar a fábrica de compensados para iniciar o plano de negócio do Macopa Eco Mall.
"O ramo de compensados ficou muito competitivo com o MDF, com os móveis planejados, sendo que nós fornecíamos para a indústria moveleira. Não valia mais continuar", afirma Rodrigo.
"Contratamos uma consultoria que indicou que por estarmos numa região densamente povoada havia potencial para o nosso espaço virar um shopping", continua o diretor do Macopa Eco Mall.