Beatriz Pozzobon, especial para a Gazeta do Povo
O Distrito 1340, coletivo comercial que reúne gastronomia e entretenimento em Curitiba, anunciou a abertura de uma operação em Balneário Camboriú (SC). A unidade no litoral catarinense faz parte de um plano de expansão, em parceria com o Grupo Taj, para inauguração de 15 pontos pelo Brasil. Após Balneário Camboriú, a próxima unidade será aberta em Ribeirão Preto (SP).
O Distrito BC vai seguir os mesmos moldes da unidade da capital paranaense, reunindo 17 lojas/espaços, entre restaurantes, bares, roupas, tatuagens, venda e exposição de motos e palco para shows. A unidade será inaugurada no dia 20 de dezembro e deve funcionar até 20 de março de frente para o mar. “Existe a possibilidade de ficarmos abertos o ano inteiro, dependendo da aceitação do público, mas o projeto inicial é para três meses”, explica o proprietário Fernando Donnabella.
Segundo Donnabella, o modelo de negócio do Distrito 1340 se mostrou bastante reproduzível, o que gerou interesse do Grupo Taj, que possui vários bares pelo Brasil e uma unidade no Paraguai. “Não temos experiência em expansão, então, resolvemos unir forças com o Grupo Taj, que comprou metade do negócio”, afirmou.
Das 15 unidades previstas na expansão, oito devem ser abertas até 2020. Maringá (PR), Campinas (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS) estão entre os municípios que devem receber as novas operações — a lista completa ainda não foi fechada.
LEIA TAMBÉM: De Curitiba, startup é a “uber do aluguel de imóveis”
O empresário calcula que o investimento em cada unidade é de R$ 2 milhões. “Por ser um plano de negócio baseado em locações, o investimento é muito seguro e de rápida rentabilidade”, avalia Donnabella. O prazo de retorno investido (PRI) na unidade curitibana foi atingido em menos de 18 meses, com um faturamento anual médio de R$ 8,4 milhões. O período é considerado curto quando comparado à maioria das franquias, que estimam retorno em uma média de 36 meses.
Para a unidade no litoral, o proprietário aposta no aumento do número de turistas na região. De acordo com ele, Balneário Camboriú registrou crescimento de 26,6% no número de turistas em relação ao ano passado, o que equivale a quase 200 mil visitantes a mais. Em 2017, mais de quatro milhões de pessoas passaram pela cidade.
Assim como em Curitiba, o Distrito BC vai unir o universo do rock com a paixão pelas motocicletas, em um estilo “custom” — palavra que nasce da cultura de personalizar motos. No entanto, por ser tratar de uma unidade no litoral, os shows de rock devem ter uma pegada mais leve e a decoração, composta por contêineres e mais de 50 toneladas de ferro, vai contar com elementos que remetem ao ambiente praiano.
O Distrito 1340 foi inaugurado em março de 2016, no bairro Seminário, em Curitiba. Hoje, o espaço reúne 15 operações, como oficina, lava-motos, barbearia, tatuagens, bares, hamburgueria, cervejaria artesanal, entre outras. Por mês, o complexo de lojas recebe 20 mil pessoas e a expectativa para Balneário Camboriú é atingir a mesma quantidade de público.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast