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Duas marcas paranaenses estão entre as dez melhores redes de supermercados do Brasil, aponta pesquisa da consultoria Dunnhumby, líder mundial em análise de dados dos consumidores. A segunda edição do Índice de Preferência do Consumidor (IPCon) ouviu no mês de maio 10 mil consumidores de 47 redes supermercadistas de todo país, tanto no varejo físico quanto digital.
O grupo Mufatto, de Cascavel, ficou na terceira colocação geral do IPCon. Já a rede Condor, de Curitiba, conquistou a décima colocação. No ranking das lojas mais visitadas na Região Sul, o Condor ficou em primeiro lugar, com o Mufatto em sexto. O estudo não revelou números dos consumidores nas lojas.
Os 10 supermercados mais bem avaliados no IPCon
- 1º - Zaffari (RS)
- 2º - Assaí (SP)
- 3º - Muffato (PR)
- 4º - Mateus (MA)
- 5º - Mercado Livre (SP)
- 6º - Giassi (SC)
- 7º - Lojas Americanas (SP)
- 8º - Carrefour (SP)
- 9º - Nordestão (RN)
- 10º - Condor (PR)
"De forma geral, os varejistas regionais se destacam na preferência dos consumidores, pois conseguem estar mais próximos dos consumidores e por terem um histórico de relacionamento com seus clientes, buscando equilibrar um mix positivo de preço, variedade e experiência", afirma a Dunnhuby em nota.
O estudo avalia a capacidade das empresas de atender as necessidades dos clientes em aspectos tangíveis - o quanto gasta nas lojas, por exemplo - e emocionais - a ligação afetiva do consumidor com a marca.
A análise da Dunnhumby mostra também que os consumidores baseiam o comportamento de consumo em cinco pilares, nesta ordem: preço e promoção; variedade e qualidade; experiência na loja; sustentabilidade e impacto social e, por fim, relacionamento com o cliente.
Mufatto é o 3º melhor no geral
O Mufatto, que além da matriz em Cascavel tem lojas em Curitiba e outras cidades do Paraná, além do interior de São Paulo, ficou atrás apenas da rede gaúcha Zaffari e do atacarejo Assaí, com base em São Paulo.
“Este resultado é reflexo dos nossos esforços para compreender as expectativas dos consumidores e criar um ambiente de compras que atenda a essas necessidades", aponta o diretor do grupo, Everton Muffato.
Everton enfatiza também que a empresa investiu nos últimos anos em multinacais de atendimentos aos clientes e campanhas de fidelização, além de ações internas, principalmente na qualificação dos colaboradores.
"Nossa classificação entre os melhores varejistas do Brasil no IPCon, que mede a satisfação do nosso cliente final, indica que estamos no caminho certo”, avalia do diretor do Muffato.
Condor é o 10º melhor no geral
Já o Condor, cuja sede é em Curitiba mas tem lojas em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina, ficou atrás apenas de grandes players do varejo nacional, como Mercado Livre (5º), Lojas Americanas (7°) e Carrefour (8°), além de marcas regionais, como a maranhense Mateus (4º) que atua também em outros seis estados do Nordeste e Norte, a catarinense Giassi (6º) e a rede Nordestão (9ª) do Rio Grande do Norte.
Por outro lado, o grupo da família Zonta é o mais visitado por consumidores no Sul do Brasil. A coluna Paraná S/A procurou a assessoria de imprensa do Condor para um pronunciamento sobre o bom resultado na pesquisa. Mas até a publicação nenhum diretor foi encontrado para comentar a décima colocação no IPCon.
Onde o brasileiro compra
O levantamento da Dunnhumby aponta que 37% dos gastos com alimentos nos supermercados brasileiros é através de canais digitais. O IPCon também mostra que 80% dos consumidores que responderam à pesquisa já fizeram compras de supermercado online - tendência que ganhou força na pandemia, principalmente no período de isolamento social.
Por outro lado, o estudo aponta que o consumidor voltou com força para as compras presenciais. Em 2022, o número de visitas semanais às lojas aumentou 49% em relação também ao mês de maio de 2021. Porém, aponta o levantamento, isso não significa fidelidade.
O IPCon 2022 também aponta que o supermercado é o formato preferido de compras, visitado por 84% dos entrevistados nos 30 dias anteriores à pesquisa. Os hipermercados ficaram na segunda posição, com 61% do público comprando nessa modalidade de varejo, e as mercearias/minimercados em terceiro lugar, sendo visitados todo mês por 57% dos entrevistados.
O atacarejo, modalidade que vem ganhando força em todo o país, foi visitado no período de um mês por 41% dos consumidores consultados, ocupando posição relevante para as grandes compras de abastecimento da casa.
Já as vendas por e-commerce, seja por sites ou aplicativos, também alcançou 41%. Porém, com papel de reposição pontual e de compra de conveniência.