Ovos são usados para desenvolvimento de algumas das vacinas mais importantes, como a da gripe| Foto: Daniel Caron/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Duas empresas paranaenses serão responsáveis pelo fornecimento de ovos para a produção da Butanvac, vacina anunciada pelo Instituto Butantan na última sexta-feira (26). A Globoaves, com sede em Cascavel, e o Grupo Pluma, de Dois Vizinhos, duas grandes empresas avícolas do estado, deverão abastecer o instituto com ovos de galinha embrionários, que são produzidos para fins científicos.

CARREGANDO :)

Ambas as empresas já contribuem com o Butantan, enviando ovos para a produção de vacina contra a gripe. Os desenvolvedores usam ovos para replicar vetores de vírus e dessa forma chegar à formulação de um imunizante.

A GloboBiotech, que é o braço de biotecnologia da Globoaves, diz que “investe seus melhores recursos para fornecer matéria-prima de qualidade para a produção de vacinas para a prevenção de diversas doenças. A produção dos ovos é feita em granjas próprias, construídas em locais protegidos, que contam com altíssimos níveis de controle sanitário”.

Publicidade

O Grupo Pluma, por sua vez, é conhecido por diversas empresas como as Rações Colina, a Coprimar e a Bello Alimentos. A responsável pelo abastecimento do Butantan será a Pluma Agroavícola, a principal de suas marcas.