Negócios criativos e sustentáveis de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) podem se inscrever gratuitamente no Propulsão Local até o dia 18 de outubro. A ação de impacto vai desenvolver produtos e soluções de comunicação e tecnologia para 50 iniciativas de qualquer formato, como empresas, ONG´s e coletivos.
Segundo um dos organizadores, João Paulo Mehl, a equipe por trás do projeto é de quase 150 pessoas que, unindo expertises, vão contribuir com os projetos locais. "Temos uma bagagem considerável em três pilares que considero essenciais: uma expertise em comunicação compartilhada; também em software - preparado para operar em escala; e uma vontade e consciência da importância de se investir localmente, tanto do ponto de vista econômico, quanto sustentável - já que a cadeia produtiva está mais perto dos consumidores", explica.
Entre os dias 28 de outubro e 10 de novembro, os empreendedores selecionados passarão por uma maratona criativa com redatores, fotógrafos, videomakers, designers e desenvolvedores. Ao final do processo, cada um dos projetos terá o rebranding estratégico do seu negócio e um website completo no ar, além de poder participar de podcasts, clipes audiovisuais, sessões fotográficas e laboratórios formativos. Além disso, serão montadas dez lojas virtuais.
O Propulsão Local é uma iniciativa do Coletivo Soylocoporti e da Rede Livre, em parceria com Lab1299, Instituto LocalBIz, Terraço Verde e uma rede de profissionais, organizações e negócios.
"Por meio de tecnologias digitais e metodologias ágeis de comunicação e gestão compartilhada, nos propomos a construir essa que é uma experiência formuladora e produtiva na área de comunicação e tecnologia. Uma maratona que se torna possível pela força criativa de processos radicalmente colaborativos, eficientes e cheios de propósito”, complementa Mehl.
Inscrições e seleção
Podem participar do Propulsão Local iniciativas criativas e sustentáveis de qualquer formatação jurídica - organizações da sociedade civil, microempreendedores individuais, pequenas empresas, redes de profissionais, entre outros - que atuem em áreas como design, moda, tecnologia, arquitetura e urbanismo, patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais, produção cultural, produção e/ou comercialização de alimentos e bebidas, mobilidade urbana, mídia, educação, e sustentabilidade. É necessário que a iniciativa já esteja em funcionamento.
As inscrições podem ser feitas até 18 de outubro pelo site oficial da ação. No formulário de inscrição, os interessados deverão indicar produtos e/ou serviços que oferecem, público-alvo, diferenciais, entre outras informações estratégicas. Após o período de aplicações, a equipe do Propulsão Local fará a seleção de cinquenta negócios. Iniciativas protagonizadas por mulheres, negros e pardos, indígenas, refugiados, LGBTI+ e pessoas com deficiência contarão como critérios de representatividade. O grau de maturidade do projeto também será considerado.
Empreendedores poderão tirar dúvidas sobre o edital
O período de inscrições para o Propulsão Local também vai incluir as Rodadas Locais, momentos para troca de experiência entre empreendedores com diferentes tempos de caminhada, além de ser um espaço para tirar dúvidas sobre o edital. Rodadas já estão programadas na Bicicletaria Cultural - na próxima terça-feira (15), às 19h, na Badu Design, e na quinta (17), às 19h.
Resultado
A lista dos selecionados será divulgada no site do Propulsão Local no dia 26 de outubro. A abertura do projeto está marcada para 8 de novembro, no Locavorista, hub de experiências locais. A maratona de atividades acontecerá nos dias 9 e 10, no Itupava 1299, hub criativo e sustentável.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
María Corina é presa por forças de Maduro após deixar protesto na Venezuela
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast