Ouça este conteúdo
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, anunciou a compra de 16 novas usinas de geração solar distribuída por R$ 218 milhões. O contrato foi fechado com o Grupo Tangipar e inclui empreendimentos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com capacidade instalada total de 44,3 MWp. A transação aguarda aprovação do Conselho de Administração para Defesa Econômica (Cade).
Com o investimento, a EDP avança em sua estratégia de liderar a transição energética e amplia ainda mais a sua atuação em geração solar distribuída. Até 2026, a companhia prevê atingir uma capacidade instalada de cerca de 500 MWp, com aportes anuais de aproximadamente R$ 600 milhões. Assim que o negócio for concluído, as novas usinas se juntam ao portfólio atual da empresa, que contempla hoje 90 usinas solares de geração distribuída no Brasil, com capacidade instalada total de 258 MWp. Desse total, 76 usinas (209 MWp) estão em operação, e 14 usinas (49 MWp) estão em construção ou aguardando energização.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“A geração solar distribuída representa uma enorme oportunidade para acelerar a transição energética em conjunto com os nossos clientes. Mais do que ampliar a nossa atuação e capacidade em fontes renováveis para nos tornarmos 100% verde até 2030, queremos tornar a energia solar mais acessível para uma ampla gama de consumidores”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Soluções para Clientes da EDP na América do Sul.
Em relação aos ativos adquiridos nesta operação, cinco usinas estão concluídas e 11 estão em construção, com previsão de conclusão em 2025. Em relação à capacidade instalada, 10,9 MWp estão na Bahia, 12,5 MWp no Mato Grosso, 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná. As usinas poderão atender a clientes de baixa tensão nas modalidades de geração distribuída compartilhada e dedicada.