Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Indústria autombilística

Em 25 anos, Volvo produziu 368 mil cabines de caminhões em Curitiba

Fábrica da Volvo
Fábrica da Volvo em Curitiba começou a produzir cabines em 1997. (Foto: Divulgação/Volvo)

Ouça este conteúdo

A Volvo alcançou a produção de 368 mil cabines de caminhões dentro do complexo industrial da marca em Curitiba, no Paraná. O número foi atingido após 25 anos de produção na unidade.

Construída para a manufatura local das cabines do caminhão Volvo FH, nacionalizado em 1998, a planta foi um ponto de inflexão na história da Volvo na América Latina. Com ela, a marca ampliou seus negócios na região, com novos veículos e tecnologias avançadas.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

De 1980, quando iniciou a produção de caminhões no país, até 1997, a Volvo terceirizava a fabricação das cabines dos veículos das linhas N e NL. A construção da nova unidade de produção fez parte de uma expansão industrial robusta que demandou, naquele período, cerca de US$ 400 milhões em investimentos, o maior volume de recursos aplicados pela Volvo desde sua fundação no Brasil.

A ampliação do parque fabril provocou uma mudança significativa nos negócios e na arquitetura industrial da marca. Foi a partir dali que a operação brasileira começou a ter a capacidade de produzir os mais avançados caminhões da marca.

“Há 25 anos, a produção de cabines no Brasil era um sonho. Foi nosso ingresso numa nova era de caminhões, que representava uma ousada revolução tecnológica”, lembra o vice-presidente de operações industriais da Volvo na América Latina, Cyro Martins.

Atualmente com 515 funcionários ligados diretamente à sua operação, a unidade sempre foi altamente robotizada. Ao todo, são 85 robôs e diversos outros dispositivos que funcionam de forma autônoma, para mais segurança, qualidade e conforto ergonômico para os funcionários.

A unidade é responsável tanto pela solda como pela pintura das cabines. Além disso, faz pintura de elementos plásticos, culminando em soluções que são aproveitadas também por outras fábricas da Volvo no mundo. É o caso, por exemplo, do processo do painel frontal dos novos caminhões Volvo Euro 6, que têm partes plásticas e metálicas pintadas em igual tonalidade.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.