Ouça este conteúdo
A TIM começou a operar oficialmente a nova rede de telefonia móvel 5G em Curitiba nesta terça-feira (16). A tecnologia já vinha sendo oferecida de maneira experimental desde abril deste ano nas regiões do Parque Barigui e do Centro Cívico, mas agora já está disponível para toda a cidade. De acordo com o vice-presidente de Tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, a cobertura da nova rede 5G em Curitiba é, proporcionalmente, a maior entre as capitais do país.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Capdeville explicou que a companhia tem cerca de 300 antenas instaladas em Curitiba. A rede 5G estará disponível em 220 delas desde o primeiro dia de liberação do sinal, autorizado pela Anatel para esta terça-feira.
“Como líderes de mercado, temos essa responsabilidade junto aos nossos clientes, que sempre nos acompanharam aqui em Curitiba. A ideia é trazer o 5G em um potencial que permita ao cliente experimentar por completo essa tecnologia. Se nós oferecermos só uma cobertura parcial, a experiência pode até ser boa, mas não contínua”, explicou.
De acordo com o executivo, foram necessários 20 anos para que a empresa atingisse esse patamar de cobertura de sinal em toda Curitiba. “E agora o 5G já nasce com todo esse tamanho. Esse é o maior sinal do quanto nós acreditamos nessa tecnologia”, comentou.
Aparelhos com tecnologia 5G correspondem a 75% das vendas nas lojas da TIM
À reportagem, Capdeville confirmou que três a cada quatro aparelhos comercializados nas lojas da TIM em todo o Paraná já estão habilitados para a rede 5G. A presença desses aparelhos na rede de Curitiba, disse o executivo, gira em torno de 10%.
O executivo confirmou à Gazeta do Povo que para esses clientes não há necessidade de nenhuma medida adicional para aproveitar os benefícios do 5G da TIM. "Não tem que trocar de plano nem de chip", disse Capdeville. Em caso de dúvidas sobre se o aparelho tem ou não acesso à rede 5G, a recomendação é conferir essa informação no manual do aparelho ou entrar em contato com os canais de atendimento da TIM, seja na internet, por telefone ou nas lojas físicas.
Aplicações do 5G vão além do smartphone, explicou executivo
Em março, Curitiba foi escolhida pela TIM para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. A ampla cobertura de sinal, justifica Capdeville, é uma das etapas do projeto, que deve possibilitar a criação de soluções para aproveitar ao máximo o potencial trazido pela nova tecnologia.
No evento de lançamento da nova tecnologia, realizado no Museu Oscar Niemeyer na tarde de segunda-feira (15), foram apresentadas algumas possibilidades de uso do 5G no dia a dia da cidade. Como exemplificou Capdeville, a nova tecnologia tem potencial de impactar positivamente na vida de todos os cidadãos, e não só nos clientes da operadora.
Além da percepção direta de conexões com mais velocidade e estabilidade nos smartphones, comentou o executivo, o 5G possui características que permitem o uso de até um milhão de dispositivos conectados simultaneamente à rede, com um tempo de resposta muito baixo e altas velocidades de conexão.
“Os ônibus do transporte coletivo possuem câmeras internas de segurança, mas o sistema é offline. Agora, com o 5G, as imagens poderão ser tratadas por inteligência artificial na nuvem. Se alguém entrar com uma arma nesse veículo, por exemplo, as imagens vão ser analisadas praticamente em tempo real e a polícia pode ser acionada para atender essa situação. Essas imagens também podem ser utilizadas para fazer uma contagem de quantos passageiros estão embarcados, e isso pode dar um retorno para o usuário no terminal saber se aquele veículo está mais vazio ou mais lotado. O motorista que sentir alguma situação de risco ou perigo poderia apertar um botão do pânico para começar a transmitir as imagens da câmera interna para um centro de operações”, explicou.
Confira a lista de bairros onde o sinal 5G da TIM está disponível em Curitiba:
Abranches, Água Verde, Ahú, Alto Boqueirão, Alto da Glória, Alto da XV, Atuba, Augusta, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Batel, Bigorrilho, Boa Vista, Bom Retiro, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Cachoeira, Cajuru, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Campo de Santana, Capão da Imbuia, Capão Raso, Cascatinha, Caximba, Centro, Centro Cívico, Cidade Industrial de Curitiba, Cristo Rei, Fanny, Fazendinha, Ganchinho, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Jardim das Américas, Juvevê, Lamenha Pequena, Lindóia, Mercês, Mossunguê, Novo Mundo, Orleans, Parolin, Pilarzinho, Pinheirinho, Portão, Prado Velho, Rebouças, Riviera, Santa Cândida, Santa Felicidade, Santa Quitéria, Santo Inácio, São Braz, São Francisco, São João, São Lourenço, São Miguel, Seminário, Sítio Cercado, Taboão, Tarumã, Tatuquara, Tingui, Uberaba, Umbará, Vila Izabel, Vista Alegre e Xaxim.