Nascida em uma família sem nenhuma experiência com comércio, parecia loucura que a publicitária Patricia Belz largasse o emprego com carteira assinada para investir em uma loja especializada em plantas para interiores. O segmento, ultra nichado diga-se de passagem, era uma paixão antiga da empresária. Olhando as fotos em redes sociais, ela procurava nas floriculturas arranjos, flores e folhas tão exóticas quanto as imagens que insistiam em pular em seu celular.
“Foi ali que eu percebi que não existia nas floriculturas áreas especializadas em plantas para sombra, dentro de apartamentos, por exemplo e itens de design”, relembra a publicitária.
Ali nascia a Borealis, marca fundada por Patrícia em 2015 e que, até o final de outubro, deve ganhar uma versão online, cuja pretensão é enviar os disputados cachepôs, vasos e outros acessórios para todo o Brasil.
O estilo inconfundível dos ornamentos criados por Patrícia transformou, em quatro anos, a Borealis em uma grife, no conceito urban jungle, verdadeiras selvas cultivadas nos interiores. Atendendo dentro do espaço Botanique Café, uma parceria com as sócias Patrícia Bandeira e Juliana Girardi, a loja virou um ponto turístico em Curitiba. “Muitas pessoas vão procurar presentes ou comer algo no restaurante e aproveitam o comodismo de estar tudo junto. Mas há ainda uma grande parcela do nosso público que são de turistas que nos procuram graças ao conceito que temos nas redes sociais e a forma como já nos estabelecemos como um ponto turístico”, conta.
A movimentação, expressa em números, explica os mais de mil itens vendidos mensalmente apenas na loja física da Borealis, além da saída dos produtos distribuídos em São Paulo, na loja Conceito.ê, localizada no Shopping Cidade Jardim, outro ponto de revenda das criações de Belz.
Caminho inverso
A maturidade da Borealis agora está impulsionando a empresária para novos negócios. Além do e-commerce, Belz também está em negociação com uma grande rede de revendas de itens de design para interiores, negócio que deve ser fechado e anunciado nas próximas semanas. Outra aposta é um novo empreendimento próprio, que ela vende como o lado oposto da mesma régua.
Basta atravessar a esquina para encontrar a Australis, a nova marca da empresária. Dentro do espaço Coletiza, na Rua Saldanha Marinho, a Australis envereda-se pelo caminho dos presentes com significado, arranjos secos, outonais e principalmente os chás, compostos por flores secas. Com 10 blends desenvolvidos exclusivamente, a Australis quer se firmar como uma experiência oposta, porém complementar, a tudo que estava sendo feito até então na loja da rua Brigadeiro Franco.
“Vivemos diferentes fases. A Borealis é aquela explosão de café com o verde, as cores e informações - que eu também adoro -, mas a Australis representa essa fase mais minimalista que estou passando”, explica Belz.
Ainda sem meta de vendas para o novo espaço, a empresária diz que está testando a aceitação do público para, inclusive, lançar novos blends encomendados sob medida. Ela também deve apostar na venda de acessórios importados como chaleiras e infusores, produtos que entrarão no e-commerce como parte da grife.
“Estou apostando nesse movimento. Ainda que os arranjos sejam algo que as pessoas já me pediam, os chás são novos para mim. Percebi que ele é tão presente quanto o café na nossa rotina, mas funciona muito como um complemento às plantas e aos presentes”, arremata.