Ouça este conteúdo
A EHang, fabricante chinesa especializada em veículos aéreos autônomos, pretende realizar em Curitiba alguns voos de demonstração com um eVTOL, ou seja, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. A expectativa é que isso ocorra no fim de março, durante o Smart City Curitiba Expo.
Para que os voos sejam viabilizados, a representante da EHang no Brasil, a AT Global, vai buscar a autorização na Agência Nacional de Aviação Civil. Além disso, uma estrutura chamada vertiporto, que servirá de local para pouso e decolagem do eVTOL, deverá ser construída no Parque Barigui.
Para os voos de demonstração, que deverão ser realizados sem tripulantes ou passageiros, a EHang trará o modelo EH216, que é um veículo aéreo autônomo com capacidade para duas pessoas, equipado com 16 motores e capaz de atingir 130 km/h e voar a 3 mil metros de altura por 35 quilômetros.
O CEO da AT Global, Alexandre Daltro, explicou que a EHang viu em Curitiba a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL nos países da América Latina. Ele também presenteou o prefeito Rafael Greca com uma réplica em miniatura do eVTOL EH216 AAV, o modelo que já está no mercado para voos tripulados para dois passageiros.
“Curitiba foi a escolha natural por ter se estruturado com esse perfil de cidade inteligente e inovadora. Para disseminar a cultura de uma nova forma de mobilidade, não poderíamos ter melhor vitrine para o nosso produto”, afirmou Daltro.