A EHang, fabricante chinesa especializada em veículos aéreos autônomos, pretende realizar em Curitiba alguns voos de demonstração com um eVTOL, ou seja, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. A expectativa é que isso ocorra no fim de março, durante o Smart City Curitiba Expo.
Para que os voos sejam viabilizados, a representante da EHang no Brasil, a AT Global, vai buscar a autorização na Agência Nacional de Aviação Civil. Além disso, uma estrutura chamada vertiporto, que servirá de local para pouso e decolagem do eVTOL, deverá ser construída no Parque Barigui.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Para os voos de demonstração, que deverão ser realizados sem tripulantes ou passageiros, a EHang trará o modelo EH216, que é um veículo aéreo autônomo com capacidade para duas pessoas, equipado com 16 motores e capaz de atingir 130 km/h e voar a 3 mil metros de altura por 35 quilômetros.
O CEO da AT Global, Alexandre Daltro, explicou que a EHang viu em Curitiba a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL nos países da América Latina. Ele também presenteou o prefeito Rafael Greca com uma réplica em miniatura do eVTOL EH216 AAV, o modelo que já está no mercado para voos tripulados para dois passageiros.
“Curitiba foi a escolha natural por ter se estruturado com esse perfil de cidade inteligente e inovadora. Para disseminar a cultura de uma nova forma de mobilidade, não poderíamos ter melhor vitrine para o nosso produto”, afirmou Daltro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast