A empresa paranaense Human Robotics desenvolveu um robô projetado para tornar o transporte de cargas mais seguro e rápido, especialmente em ambientes fabris. O Robios Cargo é equipado com inteligência artificial e sensoriamento por meio de câmeras de profundidade e visão computacional, e interage com as pessoas.
A Human, que tem sede em Curitiba, projetou o robô tem capacidade de carga de até 40 quilos, estrutura integrada com layout de transporte configurável. Dentre suas funcionalidades, destacam-se a navegação natural que o permite andar sozinho no mapa da empresa, bem como um leitor de código 2D que permite a leitura de códigos de barras e QR Codes para conferência em tempo real.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Em uma aplicação prática em um laboratório farmacêutico, o Robios Cargo assumiu o transporte de amostras de sangue, antes feito por pessoas que percorriam até 54 quilômetros por dia. Isso aliviou a carga dos funcionários, proporcionando precisão e segurança, reduzindo significativamente o risco de danos, e aumentando produtividade.
"Com menos tarefas de transporte, os profissionais puderam concentrar sua expertise em diagnósticos ainda mais precisos, elevando a qualidade do serviço prestado. Agora, imagine esse potencial em um cenário em que 8 milhões de amostras médicas são transportadas mensalmente dentro de uma planta fabril. O impacto recai sobre a produtividade e competitividade de mercado, diretamente", diz o fundador e CEO da Human Robotics, Olivier Smadja.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast