Uma empresa paranaense vem se destacando no mercado de energia no país. Em parceria com a paulista AES Tietê, a curitibana Fohat se prepara para facilitar a venda de certificados de energia renovável no Brasil.
Em novembro, as empresas lançaram uma espécie de marketplace de energia no Brasil, um balcão para a compra e venda desta commodity de forma mediada. A parte de inteligência e tecnologia foi feita pela empresa paranaense.
Agora, o sistema se prepara para integrar a venda dos certificados de energia renovável, os chamados I-Recs, uma garantia de que a compra feita realmente veio de uma matriz sustentável.
Hoje, é possível fazer esse tipo de compra no chamado Ambiente de Contratação Livre (ACL, na sigla). O que Fohat e AES propõe, no entanto, é ter uma plataforma mais organizada deste tipo de contratação. E também mais segura, já que usa tecnologia de blockchain (de forma resumida, um sistema que usa validação descentralizada e sem risco de fraudes).
O mercado de compra de energia pelo ACL movimentou R$ 26 bilhões em 2019, mostrando um gigantes mercado para o balcão proposto por AES e Fohat.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast