Curitiba sedia nesta sexta-feira (2) do 7º Encontro de Mulheres Executivas, evento promovido pelo MEX-Espaço Mulheres Executivas, vinculado à Lapidus Network, empresa especializada em gestão estratégica e educação executiva.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
O destaque do evento será a palestra da diretora de Recursos Humanos da ExxonMobil no Brasil, Samantha Leite Franco, que vai compartilhar a experiência do programa de mentoria feminina da gigante americana do petróleo no escritório global da marca em Curitiba. A petrolífera, inclusive, cedeu seu escritório para o encontro no Centro da capital.
"O programa começou em 2019 para de apoiar o desenvolvimento profissional de mulheres na empresa. E esse ano estamos no terceiro grupo. Somos cerca de 40 mentoras e 150 mentoradas. O programa com certeza pode contribuir para aumentar ainda mais o número de mulheres em posições de liderança”, destaca Samantha.
A ExxonMobil conta com 60% de homens entre seus colaboradores e 40% mulheres. Mas, segundo Samantha, a participação das mulheres tem crescido na multinacional nos últimos dez anos. “Nosso diferencial é que essa distribuição acontece em todos os níveis da empresa. O programa de mentoria feminina é uma das iniciativas fundamentais nessa jornada”, acrescenta.
De acordo com estudo em 250 empresas da Grant Thornton, uma das maiores auditorias do mundo, as mulheres ocupam 38% de cargos de lideranças no Brasil. Comparados a outros países, o Brasil fica atrás da África do Sul, que tem 42% dos cargos de liderança com mulheres, da Turquia e Malásia, ambas com 40%, e Filipinas, com 39%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast