Ouça este conteúdo
A Engerey, empresa paranaense que produz painéis elétricos certificados, teve crescimento de 33% no faturamento em 2022, um reflexo dos investimentos realizados no parque industrial e da expansão de portfólio. Para este ano, a empresa vai se concentrar no mercado da indústria 4.0, com soluções em gestão de energia.
Entre esses novos produtos cuja fabricação a empresa iniciou no Brasil, estão o PrismaSeT, da Schneider Electric, que faz parte da família Prisma. Esses quadros de baixa tensão têm a principal função de distribuir e controlar a energia elétrica de instalações em indústrias que lidam com gerenciamento energético mais complexo, por conta de maquinários.
Para tensão média, a novidade foi o painel SM6, célula modular da Schneider que também passou a integrar a família Engerey, oferecendo proteção e medição de entradas de média tensão de unidades consumidoras.
Essa expansão foi possível porque a empresa tem apostado em se fortalecer desde o início da pandemia. A ampliação da unidade fabril em 2021 para 2,5 mil m2 aumentou também a capacidade de produção da empresa em 20%.
“Nós nos organizamos para fazer essa ampliação durante a pandemia porque sabíamos que, após o momento ruim, o mercado demandaria bastante serviço e precisávamos estar preparados”, diz o CEO da Engerey, Fábio Amaral.
Com a ampliação e produção de painéis topo de linha, a empresa tem expandido também o time. Com várias vagas abertas, especialmente para representantes comerciais em diferentes estados do Brasil, a Engerey projeta um 2023 de continuidade de crescimentos.
Esse crescimento, entretanto, ocorre em meio a incertezas do cenário internacional, como a Guerra na Ucrânia, além de possíveis aumentos de juros e falta de matéria-prima. “Apesar desses pontos de ‘tensão’, estamos projetando um 2023 de bom crescimento e aquecimento, já que o Brasil tem mudado o mindset quanto ao uso de painéis certificados, de baixa ou média tensão, que são muito mais seguros e garantidos”, finaliza Amaral.