Nesta terça-feira (2) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas ( SEBRAE-Paraná) condecorou 20 projetos de ensino. Foi a 3ª edição do Prêmio Estadual de Educação Empreendedora.
Ao todo, 218 instituições do estado - entre públicas e privadas - concorreram ao prêmio que dá direito a participação nas etapas regional e nacional, que acontecem em agosto. A ideia central é reconhecer o esforço de professores, diretores, reitores e secretários no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Paraná.
Dividido em quatro categorias - ensinos fundamental, médio, técnico e superior - o prêmio teve cinco finalistas em cada.
Vencedores
A grande vencedora foi a Escola Municipal do Campo Pedro Mendes, do município de Mato Rico. A escola pública de ensino fundamental foi premiada por unir 60 alunos em prol da identificação de oportunidades ligadas a economia rural, no município de pouco mais de quatro mil habitantes. Entre os temas trabalhados estavam a questão da higiene, a importância e a origem dos alimentos, modelos locais de agronegócios, técnicas de manejo e de produção.
“Nós fizemos um trabalho em que os alunos participaram de maneira efetiva de todos os processos de produção e comercialização dos alimentos que foram vendidos na feira no final do ano. Os pais dos alunos elogiaram muito o projeto e afirmaram que ele modificou a vida das crianças”, contou o professor responsável, Danilo Miranda.
Já a escola St. James' International School, de Londrina, venceu na categoria Ensino Médio, com o projeto Startup Tech. Durante uma imersão de 24 horas, os participantes focaram em discutir ideias de planos de negócios e startups para solucionar problemas municipais, com a orientação de ONG's.
Na categoria ensino técnico profissionalizante venceu o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte, com um trabalho interdisciplinar junto aos alunos do curso de vestuário. Os estudantes foram encorajados a criar uma empresa fictícia para comercializar os produtos desenvolvidos em sala de aula.
Com o auditório lotado, em sua maioria por professores de ensino fundamental, os docentes também vibraram com o prêmio dado a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com o seu programa de aceleramento de startups, batizado de HUB. A universidade foi condecorada por promover palestras, eventos e disciplinas voltadas exclusivamente ao estímulo do empreendedorismo entre os alunos e professores.
"Somos uma instituição preocupada em fomentar o empreendedorismo na sociedade, desde o jardim de infância até a faculdade", discursou o diretor de operações do Sebrae, Julio Cezar Agostini, durante a entrega do prêmio.
"É urgente formarmos pessoas com características empreendedoras, como a autonomia para tomar decisões", declarou Agostini, comemorando os resultados das escolas.
Impacto
Idealizado em 2014, o Programa de Educação Empreendedora já capacitou 480 mil alunos de 182 municípios paranaenses. Com a ajuda de 6,5 mil professores, a instituição aplicou projetos de fomento em 1,6 mil escolas.
Como vitórias do projeto, os membros do Sebrae-PR elencam a criação da lei municipal de Santa Helena, no oeste do estado, que exige o ensino de empreendedorismo em todas as escolas da cidade e as aceleradoras de empreendimentos criadas na PUC-PR, FAG (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz) de Cascavel e Colégio Militar do Paraná.
A coordenadora do programa, Rosângela Angonese, diz que o objetivo central é despertar competências administrativas, criativas e colaborativas entre os estudantes.
“Esse trabalho impacta não apenas os alunos, como também os professores, diretores e os próprios pais. Além disso, o prêmio traz reconhecimento às escolas e aos municípios que passam a difundir os seus projetos”, afirma Angonese.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast